Ataques de ransomware miram empresas de hospedagem de sites

1

Nesta segunda quinzena de novembro, o Managed.com, um dos maiores provedores mundiais de soluções gerenciadas de hospedagem na Internet, se viu obrigado a tirar do ar seus servidores em função de um ataque de ransomware. A ação criminosa impactou os sistemas de hospedagem, fazendo com que alguns sites de clientes tivessem seus dados criptografados.

A empresa reconheceu que, embora o ataque tenha afetado um número limitado de sites, acabou por derrubar toda a infraestrutura de hospedagem. Isso incluiu soluções de hospedagem gerenciadas pelo WordPress e DotNetNuke, servidores de e-mail, servidores DNS, pontos de acesso RDP, servidores FTP e bancos de dados on-line.

"O segmento de hospedagem é um alvo mais do que natural para os criminosos, que vislumbram a possibilidade de, com um único ataque, atingir várias empresas e aumentar assim a probabilidade de lucro", observa Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve.

Para a executiva, somam-se aos prejuízos financeiros os danos à imagem da empresa e de seus clientes, deixando uma vez mais clara a necessidade da adoção de estratégias robustas envolvendo a segurança e a disponibilidade de dados. "Hoje o mercado conta com soluções de proteção extremamente eficientes e acessíveis para empresas dos mais diversos portes", comenta Daniela Costa, lembrando que a própria Arcserve acaba de lançar uma nova forma de licenciamento de suas soluções de proteção, baseada na quantidade de dados protegidos de qualquer fonte (FETB), incluindo o Microsoft Office 365.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.