Ataques de ransomware miram empresas de hospedagem de sites

1
127

Nesta segunda quinzena de novembro, o Managed.com, um dos maiores provedores mundiais de soluções gerenciadas de hospedagem na Internet, se viu obrigado a tirar do ar seus servidores em função de um ataque de ransomware. A ação criminosa impactou os sistemas de hospedagem, fazendo com que alguns sites de clientes tivessem seus dados criptografados.

A empresa reconheceu que, embora o ataque tenha afetado um número limitado de sites, acabou por derrubar toda a infraestrutura de hospedagem. Isso incluiu soluções de hospedagem gerenciadas pelo WordPress e DotNetNuke, servidores de e-mail, servidores DNS, pontos de acesso RDP, servidores FTP e bancos de dados on-line.

"O segmento de hospedagem é um alvo mais do que natural para os criminosos, que vislumbram a possibilidade de, com um único ataque, atingir várias empresas e aumentar assim a probabilidade de lucro", observa Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da Arcserve.

Para a executiva, somam-se aos prejuízos financeiros os danos à imagem da empresa e de seus clientes, deixando uma vez mais clara a necessidade da adoção de estratégias robustas envolvendo a segurança e a disponibilidade de dados. "Hoje o mercado conta com soluções de proteção extremamente eficientes e acessíveis para empresas dos mais diversos portes", comenta Daniela Costa, lembrando que a própria Arcserve acaba de lançar uma nova forma de licenciamento de suas soluções de proteção, baseada na quantidade de dados protegidos de qualquer fonte (FETB), incluindo o Microsoft Office 365.

 

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário