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Mercado global de smartphones encolhe 5,7% no terceiro trimestre

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As vendas mundiais de smartphones para usuários finais totalizaram 366 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020, queda de 5,7% em relação ao terceiro trimestre de 2019, de acordo com a Gartner. As vendas globais de telefones celulares para usuários finais totalizaram 401 milhões de unidades, um declínio de 8,7% ano a ano.
 
Após dois trimestres consecutivos de queda de 20%, as vendas trimestrais de smartphones começaram a mostrar sinais de recuperação sequencialmente. No entanto, permanecem fracas em comparação com igual período em 2019, mesmo com os fornecedores introduzindo vários smartphones 5G e os governos relaxando as instruções de abrigo no local em algumas regiões.
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“Os consumidores estão limitando seus gastos, mesmo quando algumas condições de bloqueio da economia começaram a melhorar”, disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa sênior do Gartner. “As vendas globais de smartphones experimentaram um crescimento moderado do segundo trimestre de 2020 ao terceiro trimestre. Isso foi devido à demanda reprimida dos trimestres anteriores. ”

As incertezas econômicas e o medo contínuo da próxima onda da pandemia continuam pressionando os gastos não essenciais até o final de 2020. O atraso nas atualizações da rede 5G também limitou a oportunidade para os fornecedores de smartphones.

Entre os cinco maiores fabricantes de smartphones, a Samsung ocupou a primeira posição, com 22% do mercado (ver Tabela). A Xiaomi passou à frente da Apple para a terceira posição pela primeira vez, com vendas de 44,4 milhões de unidades em comparação com as vendas da Apple de 40,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020.

As 5 principais vendas mundiais de smartphones para usuários finais por fornecedor no 3T20 (milhares de unidades)

Fabricante     3Q20          3Q20 Market Share (%)     3Q19                     3Q20-3Q19 Growth (%)

Samsung       80,816.0       22.0                                       79,056.7                 2.2

Huawei          51,830.9      14.1                                        65,822.0              -21.3

Xiaomi           44,405.4      12.1                                        32,927.9               34.9

Apple             40,598.4      11.1                                        40,833.0               -0.6

OPPO             29,890.4        8.2                                       30,581.4                -2.3

Others          119,117.4      32.5                                     139,586.7              -14.7

Total           366,658.6   100.0                                    388,807.7               -5.7

Devido a arredondamentos, alguns números podem não corresponder exatamente aos totais mostrados.

Fonte: Gartner (novembro de 2020)

“Os primeiros sinais de recuperação podem ser vistos em alguns mercados, incluindo partes maduras da Ásia / Pacífico e da América Latina. As condições quase normais na China melhoraram a produção de smartphones para preencher a lacuna de oferta no terceiro trimestre, o que beneficiou as vendas até certo ponto”, disse Gupta. “Pela primeira vez este ano, as vendas de smartphones para usuários finais em três dos cinco principais mercados, ou seja, Índia, Indonésia e Brasil aumentaram, crescendo 9,3%, 8,5% e 3,3%, respectivamente.”

Samsung e Xiaomi registraram crescimento pela primeira vez este ano

Samsung e Xiaomi foram os únicos fornecedores entre os cinco primeiros a experimentar crescimento no terceiro trimestre de 2020. A Samsung se beneficiou de seu forte posicionamento entre os usuários do Android e registrou vendas de 80,8 milhões de unidades. A Xiaomi cresceu 34,9% no terceiro trimestre de 2020, garantindo uma participação de mercado de 12,1% e passando da Apple para a terceira posição. A Xiaomi ganhou com a perda da Huawei, incluindo um forte desempenho na China.

A Apple vendeu 40,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020, um declínio de 0,6% em comparação com 2019 ”, disse Annette Zimmermann, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “A ligeira diminuição deveu-se principalmente ao início da remessa atrasada da Apple de sua nova geração do iPhone de 2020, que nos anos anteriores sempre começaria em meados / final de setembro. Este ano, o evento de lançamento e a remessa começaram 4 semanas depois do normal.”

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