Porto Seguro cria programa de empregos e capacitação com tecnologia Microsoft Dynamics 365

0
68

Post content – Acreditando na capacidade do brasileiro de se reinventar e transformar o futuro a Porto Seguro, em ação inédita, cria projeto de impacto social que ajuda pessoas em situação de desemprego, o Meu Porto Seguro, nome inspirado em um post de um desempregado que relatava a perda de sua base de segurança e que casou perfeitamente com o nome da companhia e o espírito do programa.

A seguradora, que faturou 18,3 bilhões em 2019, destinou 10% do lucro líquido que obteve no ano passado para tornar realidade o plano que ofereceria 10.000 oportunidades de emprego, com salário de R$1.500,00 mensais e um cronograma de três meses de capacitação e formação para o mercado de seguros. "Queríamos com a ação criar uma grande rede de solidariedade por meio de qualificação profissional e geração de oportunidade. Como dizem nossos fundadores, a ideia é dar a vara e ensinar a pescar", afirma Cláudio Azevedo, Gerente de Soluções Tecnológicas da Porto Seguro.

Para transformar a ideia em realidade e contratar milhares de pessoas em tempo recorde, a empresa contou com importante reforço, o apoio da Microsoft, que já tinha vigente um programa de incentivos para ajudar empresas no enfrentamento da COVID-19, através do subsídio de licenças de produtos que seriam utilizados para construir a plataforma de gestão e o portal de cadastros e contratação de candidatos.

A corrida contra o relógio foi fator decisor na escolha das tecnologias e parceiros que suportariam a companhia. Basicamente, no âmbito de infraestrutura tecnológica, para atender aos prazos, os recursos precisariam proporcionar características de low code, para agilidade na implementação, ter robustez e segurança na governança de dados e não exigir forte investimento de capital em uma nova infraestrutura de sistemas. Essas foram as frentes que nortearam a escolha pela tecnologia Microsoft Dynamics 365.

 Desde a chegada da COVID-19 ao Brasil, os números do desemprego aumentaram exponencialmente, chegando à marca de 13 milhões de desempregados. Uma ação como o Meu Porto Seguro seria um grande motor incentivador para essas milhares de pessoas e diante desta expectativa, sabíamos que a plataforma alcançaria recordes. A preocupação de que todos esses interessados tivessem acesso e fossem bem-sucedidos em seus cadastros era grande. "Nós percebemos que era uma oportunidade de trabalhar com a tecnologia da Microsoft, que nos daria a segurança da velocidade e da capacidade da entrega. A tecnologia precisaria ter o conceito integrado de CRM que permitisse criar métricas e controlar todas as variáveis do programa", relembra Cláudio.

Ao trazer a Microsoft para a composição de uma estratégia robusta, foi introduzida a Bizapp, empresa parceira, implementadora de tecnologias Dynamics 365, com experiência em conduzir projetos de transformação rápida para atendimento à população. "Nós já havíamos atuado junto com a Microsoft na entrega de plataformas com recursos omnichannel para atender a população ainda neste ano de 2020, no cenário de pandemia, com senso de urgência tão crítico quanto do projeto Meu Porto Seguro", afirma Simone Cavalcanti, PMO na Bizapp. "Através de nossa expertise e históricos anteriores, sabíamos o impacto que a solução iria causar e quais frentes deveríamos focar para entregar tudo no prazo curto e com a segurança necessária", completa Simone.

Com as equipes Porto e Bizapp 100% remotas, e com menos de 15 dias úteis para criar a infraestrutura que daria suporte a 10 mil contratações, a equipe de projetos precisava de uma tecnologia de fácil implantação e que permitisse reimaginar o processo de seleção, formação e contratação sem grandes obstáculos. "Nós optamos pela plataforma Dynamics 365 para orquestrar tudo isso, devido a suas características de escalabilidade e por possuir conectores prontos nas soluções de Customer Service, Dynamics Portals, Dynamics Marketing, Virtual Agent, Power BI, Power Automate e Omnichannel", conta Simone e completa; "Precisávamos ser rápidos e assertivos, e a metodologia Ágil nos ajudou com isso. A nossa primeira entrega foi o Portal, com o login integrado ao Facebook, e o formulário para a realização do cadastro dos candidatos. Realizamos o setup do ambiente, desenvolvimento e design do Portal, testes e implantação em apenas 15 dias".

Em 13 de julho de 2020, a Porto Seguro lançava sua contribuição para o país, a oportunidade de recomeço para muitos brasileiros. O Portal estava pronto para receber os acessos e organizar as informações de milhares de candidatos, que atingiu em seu primeiro dia de atividade, mais de 1 milhão de acessos e concluiu na primeira semana do programa o recorde de 600 mil cadastros de candidatos.

"Nós não conseguiríamos entregar tudo o que entregamos no tempo que entregamos se não fosse uma parceria bastante sólida com nossos parceiros, como a Microsoft e a Bizapp, e do envolvimento pela causa que todos eles tiveram", conta Cláudio Azevedo.

Com 3 meses no ar, a plataforma gerencia os mais de 675 mil cadastros e recebe constantes atualizações para continuar disponibilizando capacitação aos beneficiados pelo projeto.

Deixe seu comentário