Publicidade
Início Notícias Inovação Itaipu Brasil vai desenvolver soluções de cidades inteligentes

Itaipu Brasil vai desenvolver soluções de cidades inteligentes

0
Publicidade

Foi inaugurado, nesta terça-feira, o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). O laboratório aproximará as instituições que fornecem soluções de Infraestrutura da Qualidade dos desenvolvedores de tecnologia, com foco na temática das cidades inteligentes. O objetivo é gerar mais confiança aos produtos e serviços desenvolvidos no local, ampliando a qualidade de vida à população.

O projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Parque Tecnológico Itaipu. No local, empresas que estão desenvolvendo soluções para cidades inteligentes terão acesso direto aos profissionais das instituições parceiras, que poderão orientar e trabalhar conjuntamente em questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e à avaliação da conformidade.

Na segunda-feira, 29, um Acordo de Cooperação entre o Centro Universitário UDC (instituição iguaçuense) e a ABNT foi assinado a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório.

“Estamos dando mais um passo em nossa missão de prover soluções de infraestrutura da qualidade ao setor produtivo, porque acreditamos que a qualidade de produtos e serviços gera um ciclo virtuoso de geração de valor e de desenvolvimento. Quanto maior a qualidade do produto, maior seu valor agregado e isso se traduz em aumento da qualificação profissional, em melhores salários e em maior poder de compra. Queremos estar sempre junto ao setor produtivo na fronteira do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, seguras e confiáveis”, sublinhou Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro.

De acordo com o general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, este é mais um passo rumo ao caminho de tornar Foz de Iguaçu reconhecida como uma cidade inteligente de referência. “O laboratório, bem como a parceria com o Inmetro, traz credibilidade ao processo de implementação das tecnologias inteligentes”, comenta Garrido. O diretor também afirma que a expectativa é que a partir de agora a quantidade de empresas que buscam atuar no Vila A Inteligente, se multiplique. “É um próspero momento para Foz do Iguaçu”, acrescentou.

Soluções

O Programa Vila A Inteligente prevê a adoção de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. Até o momento, seis startups já foram selecionadas para instalar e testar suas soluções com negócios que vão de estações de hidratação para espaços públicos com água quente e fria para pessoas e pets a monitoramento para redes elétricas, passando por sistema inteligente de informações para pontos de ônibus.

“A ABNT, sendo única representante da International Organization for Standarlization (ISO), contribuirá de forma efetiva com o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, oferecendo um arcabouço normativo moderno para auxiliar as cidades a orientar e avaliar o desempenho da gestão de seus serviços urbanos, bem como seu respectivo impacto na qualidade de vida das pessoas”, destacou Mario William Esper, presidente da ABNT.

Para Alexandre Xavier Martins, vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a infraestrutura da qualidade no Brasil precisa desde já estar atenta para velocidade e adequações necessárias. “Uma das principais macrotendências globais é a transformação digital e, dentro desse contexto, as cidades inteligentes são um elemento fundamental a considerar, envolvendo regulamentação, normalização, avaliação da conformidade e é para isso que estamos nesse projeto”, comentou o representante da entidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile