Squads: o modelo de organização que vem ganhando espaço nas grandes corporações

2

Equipes multidisciplinares, ou squads, têm ganhado espaço nas startups e empresas de todos os portes, por ser um novo modelo de trabalho, composta por profissionais com diferentes competências, além de habilidades técnicas.  

É importante ressaltar que o sucesso de uma squad é quando você tem um equilíbrio entre as habilidades e o desafio da solução. Para isso, é necessário trabalhar com hard skills e soft skills, mas sempre com objetivos específicos.  

Exemplos práticos são projetos de location intelligence, não só com profissionais de TI, mas também geógrafos e cartógrafos. Juntos, eles têm uma tarefa a cumprir e autonomia suficiente para tomar decisões.    

É praticamente impossível falar sobre organização em squads sem citar o caso do Spotify. A startup sueca de streaming de música foi uma das primeiras companhias a seguir o modelo e se tornou referência neste método de trabalho.  

Pela multidisciplinaridade da squad, as soluções acontecem de forma mais ágil, observando muitos pontos de vista ao mesmo tempo. Mas, para tudo dar certo, é preciso que cada squad tenha autonomia para tomar decisões e desenhar sozinha o caminho da solução.  

Ou seja, não adianta criar squads se a gestão não preza por descentralização, transparência, valor às diversidades e constante evolução. Portanto, todo profissional pode – e deve – dar a sua opinião a respeito de todas as áreas envolvidas, a tão importância da cultura de feedback tem tudo a ver.  

Os resultados ocorrem de forma mais rápida e inovadora. É o chamado Estado de Flow, ou estado de fluxo, quando vivenciamos um processo extremamente dinâmico, trabalhando em algo desafiador. Realmente, é conquistarmos o equilíbrio entre as habilidades e o desafio da solução.  

Ter a agilidade de uma startup 

Autonomia é velocidade! Com uma equipe descentralizada, a squad não depende da disponibilidade da alta liderança na tomada de decisões.  Além disso, como se trata de uma equipe com alto conhecimento sobre o negócio, esse time possui mais assertividade em suas escolhas, obtendo um rápido desenvolvimento em relação aos demais times da empresa. Como a squad é independente, esse modelo de equipe estimula o intraempreendedorismo, iniciativa capaz de desenvolver o sentimento de "dono" dos colaboradores.  

Inovar de verdade 

Para conquistar diferentes resultados, é necessário que o time trabalhe de maneira diferente. Isto significa trabalhar comportamentos capazes de conduzir à inovação, utilizando habilidades opostas e contraditórias ao mesmo tempo.  

Trabalhar com metodologias ágeis 

Essas metodologias, permitem que as equipes destacadas para trabalhar em squads consigam fazer com que seus projetos avancem de forma mais rápida e eficiente. Essa técnica garante vantagem competitiva e time to market.  

Adotar o MVP 

A transformação digital alterou a forma como se lança um produto no mercado. Hoje é preciso trabalhar o Mínimo Produto Viável para atender o time to market. A demora no desenvolvimento de um produto faz com que ele fique obsoleto antes mesmo de ser lançado. O objetivo é aprender rapidamente com o cliente, identificando aspectos para fazer os ajustes necessários na evolução do produto, economizando tempo e recursos.  

Por fim, na configuração de squads não existem departamentos especializados em determinadas áreas. Todos os membros envolvidos realizam um trabalho colaborativo, fortalecendo a cocriação de soluções criativas para os projetos.  

Danielli Andrade, diretora de Inovação da @i9, Unidade de Inteligência de Dados da Triad Systems.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.