Publicidade
Início Notícias Gestão Usando inteligência artificial, Aena Brasil  alcança redução de 51% no custo da...

Usando inteligência artificial, Aena Brasil  alcança redução de 51% no custo da operação de TI

0
Publicidade

Respostas mais ágeis, colaboradores satisfeitos e uma melhor prestação de serviço aos passageiros, tudo isso com economia de 51% do custo do tíquete médio de atendimento em TIC. Os resultados são efeito da parceria entre a Aena Brasil, administradora de seis aeroportos no Nordeste, e a Quality Nextech, empresa terceirizada que há quase dois anos é contratada pela concessionária para dar suporte às áreas de gestão de data center, infraestrutura e suporte local de TI, prestando assistência a 400 usuários diretos e mantendo os ambientes de TIC operacionais, com a gestão da equipe da Aena Brasil.

Os desafios, no primeiro momento, se referiam à padronização dos processos de suporte, à geografia dos aeroportos, à disponibilização de mão de obra especializada, e ao senso de urgência, para otimizar a disponibilidade dos serviços críticos, que estavam diretamente ligados à experiência dos passageiros e as operações de TIC. A lentidão na resposta em TI tornava alguns serviços mais demorados e gerava insatisfação dos usuários.

“Antes da contratação da Quality, que ocorreu no início da operação da Aena no Brasil, enfrentávamos demandas reprimidas, e a TI era reativa o que gerava demora no atendimento e resoluções de incidentes, e precisávamos oferecer um serviço premium”, comenta Emerson Thomazini, gerente de TIC da Aena Brasil, um dos responsáveis pela formulação dos modelos de atendimento são oferecidos pela empresa terceirizada, junto com a equipe profissional de TIC. Para ele, a concessionária ganhou em profissionalismo, processos, agilidade, treinamento e inovação.

Uma das novidades implantadas foi a assistente virtual Serena, que utiliza automação e inteligência artificial para oferecer uma resposta rápida e eficiente à resolução de problemas e a solicitações diversas.

“Serena entende a necessidade do cliente, porque processa os textos das conversas, e já consegue atender a solicitação, pois está integrada ao sistema de chamados e as bases de políticas e procedimentos da Aena Brasil. Essa conexão se deu por meio de outra inovação que a Quality trouxe, que é a parte de RPA (sigla para Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos)”, ressalta Thomazini.

A Quality analisou o universo de solicitações da Aena, e entendeu quais poderiam ser resolvidas pela Serena, se fossem automatizadas com RPA. “Agora, a Serena fecha chamados de criação e desligamento de usuários no AD, faz reset e desbloqueio de conta de rede, além de poder abrir chamados críticos e consultar políticas e procedimentos. Isso nos ajudou a reduzir 44% das ligações para o suporte, contribuindo assim com maior agilidade e um atendimento dinâmico aos nossos usuários, eles entenderam que a assistente virtual pode atendê-los de forma bem mais rápida. Além disso, conseguimos uma redução de 51% no custo do ticket médio”, ressalta Thomazini.

Para o gerente, essas inovações são apenas o começo. A partir de agora, com a área de TI voltada para ações mais estratégicas, os planos já preveem a expansão do uso da Serena para o atendimento dos passageiros ou parceiros. Para isso, a integração também por RPA, já está disponível através do canal de WhatsApp. Atento e próximo da Aena, Orlando Santos, gerente de Operações da Quality, destaca o Sistema de Monitoramento: “Com nosso time de especialistas, monitoramos a experiência dos usuários e passageiros, e isso nos ajuda a entender quais novos processos podemos agregar à Serena. Estamos sempre atentos, porque qualquer indisponibilidade pode impactar na imagem da concessionária”, explica Orlando.

Thomazini reforça que esta melhoria na assertividade do suporte de TI e o monitoramento proativo, impacta positivamente a experiência dos passageiros que utilizam os aeroportos geridos pela empresa, obtendo maior disponibilidade e automações de processos de correção em caso de falhas dos informativos de voo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile