A tendência para um futuro próximo é que toda e qualquer atividade se transforme em entretenimento por meio da tecnologia. O Metaverso deve ampliar essa experiência, espelhando o mundo real no ambiente virtual por meio do uso de avatares 3D e realidade virtual e aumentada. O tema suscitou debates e polêmicas na web ao longo de 2021 e, como consequência, obtida 84 mil menções nas redes sociais, atingindo o pico no dia 28 de outubro, quando o Facebook se apresentou ao mercado como Meta.
Essa análise elencou diferentes destaques a respeito do novo mundo virtual. As menções ao Metaverso foram feitas por 29 mil autores únicos e estiveram relacionadas aos seguintes tópicos da tendência: realidade virtual; primeiro lançamento aéreo ; e preciosa mercado Gem (mercado de jóias preciosas).
O assunto foi abordado em sua maioria (82%) pelo público masculino, interessado em tecnologia, negócios, livros e família / paternidade, proveniente dos meios artísticos, educador / estudantil e jurídico. Apesar de instigar muitas dúvidas, a chegada do Metaverso deve ser transformadora e promover novos tipos de tipos humanos e potencializar diferentes formas de trabalho, lazer e entretenimento.
Entusiastas em tecnologia e inovação
O relatório da Comscore investigou, ainda, quem são os primeiros a adotar a tecnologia no Brasil e descobrem que trata-se de um grupo equilibrado em relação a um gênero – 48,7% homens x 51,3% mulheres -, formado, em sua maioria (37%), por casais jovens ou mais velhos sem filhos. Identificou-se ainda que, dentro de um universo de 115 milhões de internautas, 65 milhões declararam que é importante para eles a sincronização de todos os seus dispositivos eletrônicos, e mais da metade (aproximadamente 60 milhões) concordou com uma afirmação de que a qualidade do contato humano foi melhorada pelo meio da tecnologia.
Amantes de jogos
apesar de o Metaverso se apresentarem ainda em estágio inicial, muitas tecnologias que o envolvem estão em rápido processo de evolução. Uma proposta de expansão de inovações por meio dos videogames, por exemplo, pode definir o público gamer como os legítimos early adopters do Metaverso. Entre eles, mais 19 milhões se considera consultores especialistas ou persuasores no assunto. Entre seus sites e aplicativos preferidos no mundo virtual estão: Activision Blizzard, Twitch e Garena.
O Metaverso deve iniciar um novo capítulo no mundo conectado e, certamente, irá dominar muitas das narrativas futuras entre marcas e consumidores. Apesar de uma fusão crescente entre real e virtual trazer muitos questionamentos a respeito do futuro social e das relações humanas, essa inovação envolve uma ampliação da conexão entre pessoas, representadas por seus avatares, por meio da tecnologia. Assim será possível interagir, vender, usar e se relacionar de uma maneira ainda mais potente.