Anonymous ataca site do Bradesco, o segundo na semana

0

O grupo hacker Anonymous anunciou nesta terça-feira, 31, o segundo ataque a bancos no Brasil, parte da operação batizada de Op Weeks Payment. O alvo desta vez foi o site do Bradesco, que apresentou instabilidade e dificuldade de acesso durante o período da manhã. Na segunda-feira, 30, a página supostamente atingida foi a do Itaú.

De acordo com o grupo, a ação faz parte de um processo para evidenciar as injustiças, a má distribuição de renda e a corrupção que predominam no país. "No ano passado atacamos o governo, mas de que adiantou?", escreveu um membro no perfil oficial do Anonymous no Facebook, fazendo referência a ataques a instituições governamentais no ano passado.

O Bradesco não confirmou os ataques. Por meio de sua assessoria de imprensa, o banco informou que "o site apresentou momentos de intermitência com volume de acessos acima da média, mas não chegou a ficar fora do ar". Clientes do banco ouvidos pela reportagem de TI INSIDE Online disseram, porém, que a página do Bradesco não "carregava" ou apresentava erros.

Um deles, que pediu para não ser identificado, afirmou que não conseguiu realizar pagamentos ou agendamentos até as 15 horas desta terça-feira. Contadora em uma consultoria especializada em fusões e aquisições de empresas, ela contou que, ao entrar em contato com o suporte do Bradesco, o funcionário confirmou a existência de um ataque hacker. A recomendação dada à cliente foi "esperar para tudo voltar ao normal". Embora a responsabilidade do serviço em caso de fraudes seja do banco, o Procon-SP orienta os clientes lesados a procurarem a instituição financeira por meio de outros canais, como telefone e nas próprias agências.

O Anonymous promete novos ataques e rumores indicam que os próximos a serem atingidos serão o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. O Santander afirmou que "está ciente da ameaça de ataques e que está monitorando os sistemas". O Banco do Brasil, por sua vez, disse que "está acompanhando atentamente o sistema, mas não identificou aumento de acessos que indicassem uma suposta atividade de hackers". A Caixa Econômica também disse estar atenta às ocorrências dos ataques a sites nesta semana, intensificando o nível de monitoramento e as ações de defesa tecnológica do banco. "A Caixa reafirma o compromisso com a segurança de acesso e de dados dos clientes. O alto investimento em infraestrutura tecnológica garante a melhoria contínua da segurança contra as diversas modalidades de ataques hoje existentes na internet."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.