Tablets chegam a 52,5 milhões de unidades vendidas no 4º trimestre

0

As remessas mundiais de tablets superaram as expectativas da IDC e alcançaram 52,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2012, um recorde para o período. Dados preliminares divulgados nesta quinta-feira, 31, pela consultoria mostram que o mercado de tablets cresceu 75,3% no último trimestre do ano na comparação com os 29,9 milhões de equipamentos embarcados no mesmo período de 2011, e 74,3% frente aos 30,1 milhões do trimestre anterior.

"O lançamento de novos produtos, de fabricantes importantes, bem como a entrada da Microsoft nesse mercado, aumentaram o interesse do consumidor e levaram a um aumento dos embarques de tablets durante a temporada de férias", destaca o diretor de pesquisa de tablets da IDC, Tom Mainelli. "O trimestre recorde está em contraste gritante com o mercado de PCs, que viu suas remessas recuarem no período, pela primeira vez em mais de cinco anos", completa.

A Apple liderou o ranking, entre outubro e dezembro, com 22,9 milhões de unidades embarcadas, um aumento de 51,6% na comparação anual. Mesmo na primeira posição, a participação de mercado da fabricante do iPad foi de 43,6% no trimestre, o que representa uma queda significativa na comparação com o mesmo período de 2011, quando detinha 51,7%.

Em segundo lugar aparece a Samsung, responsável pela remessa de 7,9 milhões de unidades, um expressivo crescimento de 259% na comparação com o quarto trimestre do ano anterior. Com isso, a fabricante coreana registrou um grande salto em seu market share, que passou de 7,3% para 15,1%.

A Amazon vem na terceira colocação, com 6 milhões de tablets embarcados, 27,6% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior, e 11,5% de market share. Na sequência desponta a Asus, com 3,1 milhões de tablets entregues, uma expansão de 416% em relação a igual período de 2011. A fatia de mercado da fabricante taiwanesa foi de 5,8% no período. Na quinta posição figura a Barnes & Noble, que produz o Nook, embarcou 1 milhão de unidades no quarto trimestre, 28,5% a menos que verificado um ano antes. Ela ficou com apenas 1,9% de market share no quarto trimestre de 2012.

Já a Microsoft, que ingressou no mercado de tablet no último trimestre do ano, com o lançamento do Surface, não conseguiu atingir o Top 5. No período, as remessas do tablet chegaram a apenas 900 mil unidades. "Não há dúvida de que a Microsoft está nesta corrida para competir no longo prazo. No entanto, os dispositivos baseados em seus novos sistemas operacionais Windows 8 e Windows RT não conseguiram ganhar muito terreno desde o lançamento", avalia o gerente de programa de rastreadores de dispositivos móveis da IDC, Ryan Reith. "Nós acreditamos que a Microsoft e seus parceiros precisam se ajustar rapidamente às realidades do mercado de telas menores e preços mais baixos”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.