MCTI vai certificar mais dez empresas de software pela Certics

0

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai certificar mais dez empresas na metodologia Certics, que comprova a condição de bem de informática e automação de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no Brasil, do total de 12 que fizeram o pedido de certificação em novembro. As empresas Módulo Security Solutions e Dígitro Tecnologia já tiveram os certificados emitidos pela a Secretaria de Política de Informática (Sepin) do MCTI.

Segundo o diretor de Políticas de Tecnologias da Informação e Comunicação do MCTI, Rafael Moreira, o ministério recebeu a demanda de inclusão de dados de 52 empresas. Dessas, 12 entraram com o pedido de certificação e já tiveram o processo operacionalizado. Os setores mais presentes nesse conjunto são de segurança cibernética, telecomunicações e infraestrutura de rede, banking, aeroespacial, educação e saúde.

A Certics foi lançada como parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação –TI Maior. Com o reconhecimento, a empresa pode vender o software até 18% mais caro do que os similares estrangeiros, em compras da administração pública federal, de acordo com margem de preferência (Decreto 8.186). O instrumento é voltado a organizações desenvolvedoras de programas de informática instaladas em território nacional, dos mais diferentes portes, nichos de mercado e modelos de negócios.

Processo de certificação

A certificação é realizada em três etapas. A empresa interessada faz sua inscrição para iniciar o processo de avaliação na plataforma CerticSys, que permite fazer uma simulação da avaliação do software. Após o cadastramento online, a organização interessada pode contratar uma avaliação, que envolve a preparação e realização de uma visita à empresa por avaliadores. Nessa visita, são analisadas as evidências do desenvolvimento e inovação tecnológica do programa de informática.

Recebem o certificado as empresas que comprovarem ter gerado competências em quatro áreas – desenvolvimento tecnológico, gestão em tecnologia, gestão de negócios e melhoria contínua.

O resultado é validado pelo Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI/MCTI). A certificação pode ser obtida de três a quatro semanas e é válida por 24 meses. Se a empresa for reprovada no processo, pode recorrer pedindo nova avaliação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.