Ministério da Saúde lança aplicativo para chamar o SAMU pelo smartphone

0

Aproveitando a Campus Party 2014 em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quinta-feira, 30, o lançamento de um aplicativo móvel para auxiliar as chamadas de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além de poder acionar o SAMU e utilizar o GPS do aparelho para exibir a localização exata da ocorrência, o app integra o Facebook e o Waze. A ideia é usar a rede social para oferecer ao usuário a possibilidade de avisar parentes ou amigos da situação. Para os gestores de saúde, os mapas do aplicativo de tráfego permitem checar onde estão as ambulâncias, se estão paradas e por qual motivo.

O cidadão informa no aplicativo dados de saúde básicos, como plano privado (se tiver), se é hipertenso, diabético ou se tem alguma alergia. Essas informações ficam disponíveis para a equipe de atendimento ao ser efetuado o chamado. O usuário que solicitar o serviço poderá acompanhar qual unidade foi acionada, o percurso da ambulância, o atendimento ao paciente e a transferência eventual para uma unidade de pronto-socorro.

"A pessoa que usar o app terá o reconhecimento da localização, e isso faz a ambulância chegar mais rápido", destacou Padilha em conversa com jornalistas. O ministro revelou que o primeiro teste será no Carnaval de Salvador e durante a Copa do Mundo.

Ao menos por enquanto, a iniciativa está limitada à capital baiana e às cidades de Curitiba e Londrina (PR), pois são os municípios onde já está funcionando o sistema E-SUS SAMU, que informatiza as unidades de atendimento. As centrais que não aderiram ainda ao sistema informatizado serão "convidadas" a conhecer a ferramenta a implantar o sistema até dezembro de 2014. As unidades que já possuem outros sistemas de gestão informatizados poderão solicitar adequação ao programa. O governo diz que, a partir de março, o sistema será implantado em 76 centrais em todo o País, até porque prevê conseguir levar a conectividade a essas unidades. "O ministério fechou contrato com operadoras de banda larga do Brasil, e todos os postos terão o acesso à banda larga bancado para podermos colocar apps e serviços e tornar o atendimento mais ágil à população", destacou Padilha.

O app está disponível para sistemas operacionais iOS e Android.

Para funcionários do SUS

O ministro lançou também nesta quinta um segundo aplicativo, o MedSUS, direcionados a funcionários da rede pública de saúde. Com o app, o profissional de saúde tem acesso a informações de 777 medicamentos, como bula, princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação, além de possibilitar criar lista de remédios favoitos. "Ele também tem uma calculadora para medir a dose correta da medicação (de acordo com informações do paciente), que é um grande problema da rede pública, não só no Brasil", explicou Moacir Esteves Perche, representante da área de tecnologia do Ministério da Saúde.

A ferramenta será usada na qualificação para o programa Mais Médicos. "Todos (os novos profissionais) serão capacitados para utilizar o app, que estará disponível nos tablets do programa, para orientar a prescrição de medicamentos", detalha Perche.

Concurso

Alexandre Padilha propôs ainda durante a Campus Party que os desenvolvedores se inscrevessem em um programa para receber sugestões de soluções de TI que melhorem a saúde pública e a transparência dos serviços. A iniciativa será lançada no segundo semestre do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.