Feninfra pede adiamento de definição do leilão do 5G para esclarecer novas normas

0

A Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicação e de Informática) solicita ao governo o adiamento imediato das providências relativas ao leilão do 5G, incluindo a votação do edital nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, prevista para ser realizada em reunião extraordinária da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Os representantes setoriais querem esclarecimentos sobre a portaria 1.924/2021, do Ministério das Comunicações publicada na noite da última sexta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (29), que traça diretrizes para a realização do leilão 5G. O teor da medida causou surpresa, pelas indefinições apresentadas, em especial no trecho que aponta o estabelecimento de obrigação de que as empresas vencedoras financiem a criação de uma rede privativa fixa de comunicação exclusiva da administração pública federal. A obrigatoriedade da criação de uma rede sub-fluvial da Amazônia também é vista com preocupação, podendo as novidades onerar muito os custos da implantação do 5G no País.

As normas editadas de última hora pela União podem dificultar e atrasar a agenda do 5G, fundamental para alinhar o Brasil aos avanços da internet e das telecomunicações no mundo, pois criam dúvidas e incertezas, a começar pelo risco de reduzirem o número de licitantes.

O setor representado pela FENINFRA envolve 57 mil empresas e mais de 1,2 milhão de trabalhadores, que estão sendo qualificados e aguardando a rápida liberação do leilão do 5G. "Não podemos sofrer atrasos que acarretem necessidade de liberar parte da mão de obra. O atual cenário cria insegurança jurídica, ante a possibilidade de questionamentos judiciais das medidas. Por isso, queremos uma reunião urgente com as autoridades competentes, para os devidos esclarecimentos, antes da continuidade do processo", pondera a presidente da Feninfra, Vivien Suruagy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.