A Converge Comunicações realizará em São Paulo, no dia 2 de abril, o ?1º Seminário Software como Serviço?, evento pioneiro sobre as transformações na indústria de software, no qual serão discutidos os impactos que a utilização de soluções no modelo SaaS (Software as a Service) trará para as corporações. As inscrições vão até esta terça-feira, dia 1º de abril. Depois só no local.
O evento é promovido pelas revistas TI Inside e acontece no Hotel Paulista Plaza, na al. Santos, em São Paulo, das 9 até as 18 horas.
Na primeira palestra do evento, Sanjay Agarwal, diretor geral da ValueNET, falará sobre estratégia, implementação e resultados do modelo de SaaS. Na seqüência, José Nilo Cruz Martins, do Google, falará sobre o modelo ?Google as a service?. David Dias, líder da iniciativa de Software como Serviço da IBM na América Latina, apresentará a palestra ?Software como serviço ? o que você precisa saber??.
Na parte da tarde, Moyses Rodrigues, presidente da Autômatos, fala sobre gerenciamento de infra-estrutura de TI, seguido por Antonio Gesteira, diretor da PricewaterhouseCoopers – Advisory Services, que falará sobre os aspectos relevantes de segurança e de riscos das informações aplicados ao modelo de SaaS. Também farão apresentações, Severino Benner, sócio-fundador da Benner Sistemas, falando sobre Software de gestão empresarial (ERP) como serviço e João Alfredo Andrade Pimentel, diretor da CorpFlex, que explicará qual a melhor infra-estrutura para viabilizar o SaaS. Logo a seguir, Roberto Dariva, diretor executivo da Navita, discute sobre as plataformas que viabilizam o SaaS e Otavio Pecego Coelho, gerente do Grupo de Arquitetura na Microsoft Brasil, falará sobre SaaS, Web 2.0 e SOA.
SaaS
SaaS é a forma de oferta de software como um serviço, usando a plataforma aplicações web disponíveis online. Na prática, um fabricante de software cria uma aplicação, disponibiliza para seus clientes, e cobra o uso do software como se fosse um serviço. Desta forma, o cliente adquire os direitos sobre seus dados e de uso do software. No modelo tradicional, conhecido pelos brasileiros, o cliente precisa adquirir uma licença ou comprar o produto.
De acordo com o instituto de pesquisas Gartner, líder mundial no desenvolvimento de pesquisas e análises sobre tecnologia da informação, em 2007 esse mercado registrou receitas de US$ 5,1 bilhões. Além disso, em 2011 o setor atingirá a cifra de US$ 11,5 bilhões. Os analistas apostam que o modelo SaaS terá grande demanda, especialmente junto às pequenas e médias empresas e também junto às grandes corporações para as quais o principal objetivo será atender necessidades específicas departamentais.
O 1º Seminário de Software como Serviço vai mostrar também cases de vários segmentos que utilizam o SaaS com sucesso, como ERP, CRM, automação de força de vendas, comunicação e conteúdo digital.
Mais informações sobre o evento ?1º Seminário Software como Serviço? pelo endereço eletrônico: www.convergeeventos.com.br