Faltando apenas um dia para o fim do prazo para que as 240 mil empresas brasileiras que serão obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) obtenham o certificado digital, somente 25% dessas companhias já possuem o novo documento eletrônico. A informação foi dada por Igor Ramos Rocha, presidente de negócios de identidade digital da Serasa Experian, durante inauguração nesta quarta-feira, 31, em São Paulo, da primeira loja de atendimento exclusivo para emissão de certificados digitais da empresa.
A criação da loja, segundo ele, vem inclusive para atender essa necessidade imediata. "Temos o universo de empresas que precisam emitir NF-e a partir de amanhã, 1º de abril, e o certificado digital é um pequeno insumo nesse processo. E os 75% das empresas que não providenciaram o documento eletrônico até agora terão de se apressar. Por isso, também concentramos esforços para estruturação da capacidade de atendimento."
Apesar do percentual elevado, o executivo diz que o índice de adesão que tradicionalmente ocorre dentro do prazo estabelecido das empresas brasileiras é em torno dos 30% a 40%. "Se olharmos o número de empresas que estão obrigadas a emitir eletronicamente suas notas fiscais de mercadorias com certificado digital, estamos um pouco abaixo dos 40% tradicionais", diz presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro. Neste ano, cerca de 600 mil empresas terão de emitir eletronicamente suas notas fiscais de mercadorias e cerca de 1,4 milhão de empresas cujas declarações terão de ser entregues com certificação.
Rocha lembra que a emissão de certificados para essa finalidade cresceu 430% no primeiro trimestre, ante o mesmo período de 2009. "No ano passado, eram 54 segmentos industriais com essa necessidade. Em 2010, só nesta primeira leva, de 1º de abril, são 240 segmentos industriais, de todos os portes, e até o fim do ano 580 segmentos industriais terão de possuir o certificado." Esse volume, segundo ele, fez com que houvesse uma dificuldade natural. "Existem empresas que operam com vários CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] e muitas ainda estão tendo dificuldade para saber se estão obrigadas a emitir a NF-e com certificado digital", observa Rocha, ao acrescentar que se um dos CNAEs representar 5% da operação da empresa ela terá de emitir o documento eletrônico.
A megastore da Serasa Experian está estruturada para emitir cerca de 40 mil certificados digitais por mês, segundo Rocha, ao dizer que ela se soma aos cerca de cem endereços para emissão de certificados digitais que a empresa tem espalhados por todo o país. Ele diz que a decisão de abrir a nova loja visou facilitar o acesso para o cliente, já que há a o requisito legal de validação presencial para a emissão do certificado digital.
- NF-e