Como lucrar com a Internet das Coisas

0

Temos abordado a Internet das Coisas em várias aplicações relacionadas às atividades de negócios. Sua aplicação é vasta e vem crescendo bastante ao longo dos últimos anos. No mundo dos negócios é comum se questionar como se lucrar com ela. São várias as possibilidades, mas vamos listar algumas aplicações que podem ser levadas em conta atualmente.

Aperfeiçoar os processos de conformidade

A Internet das Coisas pode aperfeiçoar os processos de conformidade pela detecção de uma ampla variedade de condições: temperatura, umidade, pressão do ar, fumaça, proximidade, luz, radiação, gases tóxicos, peso, velocidade, momento linear, orientação, eletromagnetismo, vibração, níveis sonoros, fala e muito mais.

À medida que as condições se colocam perigosamente perto da não-conformidade, poderão ser acionadas soluções automatizadas, alertas, alarmes e escalonamentos, enquanto os eventos são registrados para posterior referência. Estamos vendo aplicativos IoT focados na conformidade em tudo, da agricultura aos transportes.

Em um abatedouro moderno, por exemplo, um aplicativo IoT para rastreabilidade de alimentos acompanha toda a cadeia de suprimentos, de forma que qualquer corte individual de carne possa ser monitorado e acompanhado até o animal de origem.

A Greyhound, um operador de transporte do Canadá, por exemplo, está equipando seus ônibus com uma nova tecnologia que inclui controle adaptativo de cruzeiro e sensores nos freios para que a conformidade possa ser avaliada, aumentando a segurança dos motoristas e passageiros.

Reduzir o risco

A Internet das Coisas pode também reduzir os riscos em uma infinidade de processos de negócios. Aplicativos para controle de acesso por perímetro, sistemas de alertas sobre avalanches, detecção de incêndios, monitoramento de poluentes, detecção de vazamentos, adulterações diversas e muitos outras aplicações para a redução e prevenção de riscos estão usando as tecnologias relacionadas a IoT.

Por exemplo, um aplicativo IoT atualmente pode controlar o acesso aos bastidores de espaços esportivos e de entretenimento em todo os Estados Unidos por meio de uma rede de leitores de senhas e dispositivos de controle de acesso.

O ROI do IoT

Embora existam amplas oportunidades para potencializar as tecnologias IoT, antes de uma empresa calcular um retorno sobre o investimento (ROI), há várias outras peças que precisam estar em funcionamento. Milhões de micro transações por segundo — incluindo vastas redes de sensores, controladores, balizas, smartphones, tablets e outros dispositivos — exigirão sistemas que possam lidar com grandes volumes de dados com uso de métodos de computação em memória. Você precisará também de plataformas de integração para possibilitar o compartilhamento de dados entre sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM), planejamento de recursos empresariais (ERP) e sistemas de retaguarda financeiros e de produção.

No entanto, os benefícios superam muito os custos. Considere, por exemplo, todos os ganhos de eficiência que podem ser vivenciados pela indústria automotiva. Sistemas de gestão de tráfego podem fornecer instruções mais precisas para evitar engarrafamentos e acidentes com base em dados em tempo real coletados de carros conectados.

Fabricantes de peças automotivas podem também beneficiar-se de dados que revelem desgaste, levando-os a pré encomendar peças de reposição e a notificar os motoristas antes de ocorrerem falhas no equipamento.

Aplicativos de compartilhamento de carros podem usar informações de localização em tempo real para estimular as caronas. Há até mesmo propostas para sistemas de seguros que ajustariam suas taxas com base na geolocalização dos veículos e no comportamento do motorista.

A Internet das Coisas pode também acelerar os processos de fabricação. Após todos os sensores e sistemas de compartilhamento de informações estarem em funcionamento, os negócios poderão gerar um significativo retorno sobre o investimento para lucrar a partir do IoT.

Certamente você irá descobrir outros caminhos, então, não deixe de compartilhar conosco.

Glenn Johnson, vice presidente sênior da Magic Software Enterprises Americas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.