Publicidade
Início Blogueria O relacionamento com o cliente na era digital

O relacionamento com o cliente na era digital

0
Publicidade

Atualmente, é comum observarmos a presença da tecnologia em diversas camadas da sociedade, seja em termos de comunicação, infraestrutura e claro, no setor empresarial. Se por um lado, as pessoas se conscientizaram quanto aos benefícios oferecidos por soluções inovadoras, as marcas se depararam com um imediatismo fundamental para o sucesso dos negócios. Os desafios são variados e refletem na forma como os profissionais enxergam a criação de novas práticas de mercado.

Como conquistar a fidelidade do público-alvo para que o mesmo sustente uma identidade com o serviço ou produto que está interessado? O princípio começa pela construção de um relacionamento frutífero entre as partes, com abordagens capazes de conquistar um espaço de destaque no meio de tantas empresas lançadas no ambiente digital. É fácil cair no senso comum de que a comunicação através de ferramentas tecnológicas requer pouca atenção estratégica, devido à automação e respostas padronizadas. No entanto, a mentalidade do consumidor está em constante evolução, e qualquer demonstração de indiferença pelas companhias pode ser uma porta de entrada para o insucesso.

Pensando em uma maior elucidação sobre o assunto, preparei um artigo completo sobre os tópicos mais relevantes em relação ao tema. Acompanhe!

Customer Experience: uma tendência justificada

Provavelmente, você deve ter se deparado com o termo Customer Experience nos últimos tempos. Isso não é algo negativo, pelo contrário, trata-se de uma preocupação indispensável com a experiência proporcionada pelas empresas aos maiores interessados em seus serviços ou produtos. No último ano, em um relatório divulgado pela Adobe em parceria com a Econsultancy, colocou-se a experiência do cliente como fator primordial para o sucesso das organizações, enfatizando a aproximação entre usuário e marca.

Compreender as etapas que cada consumidor irá percorrer é o caminho para entender o que ele deseja de fato. Por isso, ume gestão que utilize a tecnologia como método de análise e utilização inteligente dos dados corresponde aos anseios de uma nova forma de se enxergar o relacionamento empresa x cliente.

A importância de uma jornada personalizada

Estudos e métricas visando a criação de uma persona específica são medidas relevantes e servem de base para projeções essenciais sobre o mercado em que se está inserido. Porém, ter a sensibilidade de não ignorar a simples noção de que ninguém é igual, e de que características e particularidades têm efeito sobre a forma como uma pessoa enxerga determinado produto ou serviço, é um requisito fundamental para gestores e executivos.

Se existem softwares e soluções capazes de conceder experiências personalizadas, por que não as aproveitar? A perspectiva de algo único, em tempo real, que atue diretamente na dor do usuário, é algo imprescindível nos dias de hoje.

Tecnologia humanizada: o melhor de dois mundos

Mesmo com a consolidação da Transformação Digital, podemos identificar pensamentos retrógrados sobre o tema, fundamentados por desinformação e pensamentos equivocados. Aos profissionais do segmento, fica a missão de desmistificar e apontar, de forma transparente, as reais contribuições e o papel da máquina quanto às empresas. Não por acaso, a ideia de tecnologia humanizada tem angariado cada vez mais espaço. O equilíbrio entre a efetividade tecnológica e a complexidade humana é o segredo para se extrair o que há de mais valioso desses dois componentes.

E como isso se aplica à relação com o cliente? Assim como soluções de automação podem construir uma ponte simples, objetiva e de fácil acesso aos usuários, o conteúdo que ali consiste exige uma abordagem carregada de humanização. Isto é, a adoção de uma linguagem de pouco viés técnico, que seja capaz de estabelecer um vínculo com o consumidor.

Por fim, evidencia-se um quadro repleto de oportunidades para as marcas, diversas opções de aprimoramento tecnológico estão disponíveis no mercado, e com a implementação de uma cultura relacional humanizada, as chances de se atingir um estágio de sucesso em um universo extremamente competitivo são consideravelmente maiores.

Como você enxerga a posição de sua empresa nesse contexto? Participe do debate e faça essa reflexão!

Régis Lima, diretor executivo na Lumen IT.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile