Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Projeto de Lei prorroga vigência da LGPD para daqui 18 meses

Projeto de Lei prorroga vigência da LGPD para daqui 18 meses

0
Publicidade

O senador Antônio Anastasia (PSD/MG) apresentou na noite desta segunda-feira, 30, o projeto de lei 1179/20 que dispõe sobre o Regime Jurídico Emergencial e Transitório das relações jurídicas de Direito Privado (RJET) no período da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Para os fins desta Lei, considera-se 20 de março de 2020, data da publicação do Decreto Legislativo nº 6, como termo inicial dos eventos derivados da pandemia.  Os prazos prescricionais consideram-se impedidos ou suspensos, conforme o caso, a partir da vigência desta Lei até 30 de outubro de 2020.

Com isso, a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados é postergada por mais 18 meses, a partir de 20 de março, de modo a não onerar as empresas em face das enormes dificuldades técnicas econômicas advindas da pandemia.

O projeto inclui ainda questões como as consequências decorrentes nas execuções dos contratos de direito provado; da relação de consumo; contratos agrários, entre outros assuntos. Veja a integra do projeto aqui.

Votação

O senador Anastasia informou que na tarde de quinta-feira, 2, deve ser convocada uma sessão do Congresso Nacional. Se a previsão se confirmar, ressaltou, a convocação da sessão do Senado deve ser ajustada para a sexta-feira, 3, quando será votado o projeto que trata das relações jurídicas de direito privado no período da pandemia (PL 1.179/2020).

Projetos em pauta

Dois projetos de lei apresentados no Senado – o 1.027/2020 e o 1.179/2020 – pedem que a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seja postergada em 18 meses, entrando em vigor apenas em fevereiro de 2022.

Apresentado no início de março, o PL 1027/2020, de Otto Alencar, justifica o adiamento por considerar que a estrutura institucional que dá apoio à lei não está pronta – em especial, o senador se refere à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão ligado ao governo e que deverá fiscalizar o cumprimento da lei. Já o texto do PPL 1179/2020, divulgado na manhã desta terça-feira, 31, aparece em meio a um conjunto de mudanças propostas por conta da pandemia da Covid-19.

O segundo projeto também sugere outras mudanças para as relações jurídicas no direito privado, como a impossibilidade de ações de despejo para desocupação de imóveis residenciais no período da pandemia do coronavírus. O trecho que fala da Lei Geral de Proteção de Dados tem uma breve justificativa. “A vigência é postergada por mais 18 meses, de modo a não onerar as empresas em face das enormes dificuldades técnicas econômicas advindas da pandemia”, diz.

A presidente da CCJ, Simone Tebet (MS), será a relatora da matéria em plenário. Se aprovado, ainda terá de passar pela Câmara dos Deputados e por aval do presidente Jair Bolsonaro.

Oportunidade para as empresas

Para Gustavo Artese, sócio de Viseu Advogados, “caso o PL seja aprovado, e tudo indica que será, fica a oportunidade para que empresas e governo se preparem efetivamente. Não há volta quanto à instituição de um regime global de proteção de dados pessoais. A própria Covid-19, e o uso de metadados de celulares a que deu causa, demonstram a necessidade do marco legal. Ao não implementar a ANPD, o executivo federal parece que esqueceu o assunto, assim como, em parte, quer esquecer o isolamento social”.  

“A insegurança jurídica que isso causa em plena era digital é inconcebível e deixa o Brasil para trás e sujeito a consequências econômicas decorrentes da perda de oportunidades no cenário internacional associado às transações com dados”, ressalta Artese.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile