Accesstage implementa área de Customer Success e cresce 30,8% em qualidade de atendimento

0

O cliente no centro de tudo e todas as tomadas de decisão dentro das empresas sendo pensadas levando em consideração sua satisfação. O Customer Success está em alta porque a filosofia de que o sucesso do cliente será o sucesso da empresa tem sido colocada em prática no mundo corporativo e tem dado bons resultados. Prova disso são os dados apresentados pela Accesstage – techfin que integra tecnologia e serviços para promover maior performance na gestão financeira – que formatou sua área de Customer Success no último ano e viu a satisfação dos mais de 8mil clientes que entraram em contato durante o ano de 2020 crescer em 30,8% no ano.

De acordo com a Vanessa Silva, Gerente de Customer Success Accesstage, o movimento para a melhoria da área dentro da companhia começou ainda em 2018 quando se deu início a reformulação da Área de Suporte que atendia via PA de Atendimento (ativo e receptivo), telefone, chat, email. "Até aquele momento, tínhamos uma pesquisa com cerca de 10 questões e perguntávamos nela sobre o atendimento e o produto, mas era uma pesquisa interna ainda sem muito padrão. Não era precisa como a metodologia NPS", explica.

Ainda em 2018 a pesquisa de dez perguntas foi trocada pela metodologia Net Promoter Score (NPS) que consiste em perguntar apenas 'Você indicaria meu serviço para um parente ou amigo?' atribuindo uma nota de 0 a 10 para medir essa resposta. "Essa é uma pergunta poderosa porque ela tem um viés emocional, pois você pensa muito se indicaria ou não algo para alguém do seu círculo íntimo. É a sua reputação em indicar boas coisas que está em jogo também", explica a executiva.

Porém, só em 2019, de fato, a empresa começou a trabalhar as informações e dados gerados pela pesquisa. Incluindo um trabalho de educação tanto para os clientes sobre a importância das métricas quanto para com os colaboradores. De acordo com Vanessa, ao contatar os clientes com notas neutras e baixas, que é uma das principais ações da área de Custumer Success da empresa que foi oficialmente formalizada no ano passado, percebeu-se que muitos deles davam nota 8 (considerada neutra dentro da metodologia) pensando estar dando uma nota alta para o serviço. "Eles estavam satisfeitos e não sabiam como a pesquisa funcionava", explica.
As notas atribuídas pelos clientes classificam empresa em quatro zonas: Crítica (notas negativas); Aperfeiçoamento (notas de 0 a 49); Qualidade (notas de 50 a 75); Excelência de (notas de 76 até 100). A metodologia também classifica os clientes entre Promotores (satisfeitos), Neutros e Detratores (insatisfeitos).

Resultados positivos – Todos os esforços para transformar a Área de Suporte em uma de Costomer Success se mostraram válidos e 2020 foi o ano de salto de qualidade em atendimento para Accesstage. Se em 2017 a empresa contava com 42% de satisfação, em 2020 foram registrados 72,8% totalizando um crescimento de 30,8% com o trabalho de implementação da nova metodologia e o cuidado com cliente. Além disso, 2020 começou com 3,9% de aderência à pesquisa em janeiro, enquanto dezembro foi fechado com 36%. Em janeiro do mesmo ano, a Accesstage possuía apenas 47 clientes promotores e no final do ano esse número saltou para 3018 clientes promotores. Comparando dezembro de 2020 com janeiro de 2020 o número de clientes promotores subiu 747%.

"Nossa meta é atingirmos agora a Zona de Excelência. Nunca estivemos na Zona Crítica, partimos da Zona de Aprendizagem lá em 2017. Mas com a implementação oficial da área de Costumer Success e com a implantação da metodologia, a pesquisa e o mais importante, o tratamento das métricas, estamos certos de atingir o resultado. Nossa nota atual é 74,8. Estamos muito perto da excelência", comenta confiante.

Futuro – Os próximos passos dentro da área de Customer Success é a automatização de alguns atendimentos com uso de chatbots e inteligência artificial para ganhar tempo e escala em número de atendimentos. Assim, a força de trabalho humana do setor poderá ser direcionada para projetos voltados a melhorar ainda mais a qualidade de atendimento e tratamento dado aos clientes da empresa. A Accesstage recebe em média cerca de 3 mil contatos de clientes por mês. Dessas ligações, segundo a gestora, 70% são questões simples de serem resolvidas como dúvidas sobre os serviços e soluções que a empresa disponibiliza e 30% são problemas ou reclamações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.