Publicidade
Início Serviços Call Center Painelistas ressaltam a importância do atendimento humanizado no período da pandemia

Painelistas ressaltam a importância do atendimento humanizado no período da pandemia

2
Publicidade

A 15ª edição do Fórum TI INSIDE de Relacionamento e Atendimento ao Cliente, que teve início nesta terça-feira, 30, totalmente online, discutiu o novo cenário do atendimento e relacionamento com os clientes, que passou por transformações profundas nesse momento de pandemia. Se antes o atendimento era visto como função meramente operacional, agora se tornou mais estratégico para geração de negócios para as organizações.

No painel sobre o consumidor digital e o novo cenário do atendimento, Alexandre Diogo, presidente global e CEO no Brasil do IBRC – Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente, aponta que atualmente o cenário de relacionamento possui dois cenários: o primeiro situacional e o segundo estrutural. “Do ponto de vista situacional temos a Pandemia que catapultou todo o sistema para o futuro. Na verdade, a pandemia foi um catalisador de um processo natural de digitalização neste segmento”.

Ele defende a teoria de crescimento nas vendas (triplicadas segundo dados) devido ao atendimento em home office bem como o consumidor em home office, que alçaram os canais digitais como a fonte confiável de compras.

Ainda de acordo com Diogo, há nesta equação também o perfil do consumidor potencialmente pertencente às gerações X, Y e Z que passaram a encabeçar as demandas digitais com muito mais intensidade que antes da crise sanitária. “Há então neste momento a percepção do despertar para o principal desafio que é o engajamento desse consumidor,” reiterou.

Segundo o executivo, mais além da digitalização dos meios, a percepção do engajamento segue por três caminhos: o da simplicidade (na praticidade do que é digital, do pensa digital e aqui entra a diferença entre o modo relacional e transacional dos negócios data driven); o propósito (o que se pretende enquanto marca e como ela valoriza seu cliente) e a resolução (o nível de relacionamento que leva soluções aos eventuais problemas e demandas de seus clientes). “Ser digital, enquanto empresa, não prescinde da humanização e entender o que cada um deseja na conexão entre e o transacional e relacional”, define o executivo.

Como disse,” a Pandemia trouxe novos valores ou valores esquecidos, como a força que se tira do momento de vulnerabilidade, do ser proativo diante das dificuldades com o cliente, do resolver com confiança como regra básica neste relacionamento”.

Paula Gusmão, CEO do grupo E3 (eÓtica, e-lens, Lema21) trouxe um pouco de sua experiência neste momento de transformação na relação com seus clientes de forma totalmente digital.

“Tendo como princípio e propósito a saúde da visão enquanto saúde pública, tornar nossa atividade totalmente digital nos impõe vários desafios. Toda a dinâmica que envolve a complexidade de um processo de compra deveria ser atendida por vários canais digitais e isso envolveu mudanças do público ao aceitar e se adaptar aos novos processos, do próprio negócio em humanizar os atendimentos no processo de compra e o da simplicidade desses canais, tendo aí o WhatsApp como o principal e mais importante meio de atendimento que caiu no gosto do cliente”, explicou.

Destaca como importante todo o processo de humanização do atendimento, que segundo ela, fez uma incrível diferença junto ao público. “O nosso cliente quer uma solução rápida, mas também um olhar atento a sua necessidade, seja por questões estéticas quanto de saúde”, enfatizou.

Segundo a executiva, após o cliente passar pelos meios digitais (seja pelo site e outros canais de atendimento, sendo respondido em suas questões na maioria das vezes pelos bots, ainda assim, o essencial, na venda, se alia o aspecto humano complementando a jornada desse cliente.

Marcela Santoian, head de Customer Service no Telecine, conta que as relações com seus clientes se dão via operadoras e também pelos serviços de assinatura. “Com a pandemia tivemos um crescimento de 30% em relação a base de usuários e da mesma forma houve um crescimento para suporte e atendimento dada a procura pelo produto”, salientou.

Neste caso específico o atendimento, a demora em restaurar o streaming por exemplo, ou retorno a grade de filmes e séries, deve acontecer com uma grande rapidez. “Aí encontramos o nosso desafio de entregar soluções com rapidez. Para isso, enquanto que todo o time opera em home office houve a necessidade de continuar com o atendimento pessoal e humanizado, ao mesmo tempo que implementamos soluções de vídeos tutoriais que pudessem acelerar o atendimento às necessidades dos clientes”, contou a executiva.

De acordo com ela, “havia aí uma dicotomia pois ao mesmo tempo que a natureza do atendimento poderia acontecer digitalmente, pelo autoatendimento por meio de tutoriais para reduzir o volume de problemas, eventualmente o atendimento humano desempenhou um papel fundamental já que podíamos entender melhor os clientes, suas demandas e até mesmo auxiliá-los em questões mais subjetivas como a escolha de um cine list”

A executiva contou um exemplo dessa intervenção, quando um cliente pediu aos atendentes uma sugestão de filmes sobre suicídio, que levou a uma análise atenta da equipe, que propôs sugerir uma lista de filmes sobre superação e enfrentamento de problemas.

“A pandemia tem sido para nós um momento de grande aprendizado e crescimento rápido, especialmente no contato de humanos com humanos. E no lado digital tivemos que aprender rápido, errar rápido e agir e solucionar rápido”, disse.

Como explica a executiva, toda a experiência adquirida com o atendimento ajudou na formação dos bots, somente com o conhecimento adquirido pelas pessoas. “Não há receita pronta e também não é preciso ser totalmente disruptivo. O que sustenta esse processo é a contínua construção de conteúdo pela interação do humano com o humano”.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile