Publicidade
Início Blogueria Lembre-se: O ‘não’ você já tem

Lembre-se: O ‘não’ você já tem

0
Publicidade

Ideias maravilhosas todo mundo tem. E o tempo todo. Soluções para resolver problemas na empresa surgem aos montes em qualquer papo de corredor. De um recém-formado em aplicativos móveis até o profissional que acabou de se aposentar, todos são fonte inesgotável de ideias, o primeiro pensando em desenvolver um aplicativo que será a próxima sensação do mercado, e o segundo, em montar o negócio que sempre quis.

Se fosse possível levar adiante as sugestões que todo mundo tem, a grande maioria delas sucumbiria por falta de viabilidade — técnica ou financeira —; outra parte das sugestões seria irrealizável pela desistência no meio do caminho de seus idealizadores; e outro tanto, por fim, pelo medo do “não”.

Quantas vezes você se pegou pensando em uma solução para um problema, mas, por falta de coragem, nunca falou para o seu chefe?

Infelizmente, para a grande maioria das pessoas, o medo de receber um não é muito mais forte do que a felicidade de receber um sim. Muitos passam a vida com uma ideia que jamais sairá do papel por medo de fracassar.

Mas o que impede a maioria das pessoas de tentar? Onde está o bloqueio entre o ir em frente ou passar a vida achando-se injustiçado, lamentando que nunca teve uma oportunidade?

A trava está no medo em assumir os riscos que são consequências da atitude de colocar em prática a sua ideia. Por exemplo, o máximo que pode acontecer, se entrar na sala do chefe e der uma ideia que não o agrade, é ser demitido; o melhor é ser promovido, mas como o medo da demissão é maior que o da promoção, a maioria nem tenta.

Muitas vezes, o que falta não é coragem, é planejamento. Nada adianta entrar na sala do chefe com uma ideia maravilhosa sem saber como colocá-la em prática. Experimente planejar antes, detalhadamente, o que pretende sugerir. Perceberá que para as sugestões factíveis, a possibilidade de aceitação é maior do que se imagina.

O medo de recomeçar aos sessenta anos é ainda maior, pois é praticamente impensável arriscar a reserva financeira conseguida durante a vida. Para empreender, não se pode pensar em investir tudo que se tem e correr o risco de perder. Depois de muito planejar, deve-se reservar um capital que, caso perdido, não abale as estruturas financeiras da família.

O desafio do “sim” é cercado de incertezas e medos. Todos sonham em chegar lá, mas poucos têm consciência do trabalho e da persistência necessária para conseguir. Outra coisa que a maioria das pessoas esquece quando tem uma ideia e acredita que ela mudará a sua vida é que não só de coisas boas é feito o sucesso. Quando se sonha, só se pensa no lado bom, afinal queremos coisas grandes com problemas pequenos, esquece-se, porém, dos problemas da nova posição.

O certo é que de que vale a vida se não tentarmos buscar a felicidade diariamente? Com certeza a dor causada pela frustração de não ter tentado será muito maior do que aquela de quem tentou e fracassou.

E você, está pronto para enfrentar o desafio do sim?

*Alberto Marcelo Parada é formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile