Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Empresa alerta sobre o avanço dos sequestradores browser hijackers

Empresa alerta sobre o avanço dos sequestradores browser hijackers

0
Publicidade

A Štíty Tecnologia, que distribui as soluções Avast no Brasil, divulgou um alerta sobre o avanço da ação dos sequestradores de navegadores, conhecidos como browser hijacker e que vem aumentando sua discriminação em todo o mundo. Eles foram criados pelos criminosos cibernéticos para assumir o controle das configurações do navegador web e causar sérios problemas no computador, além de abrir portas de entrada para muitas ameaças visando roubar informações pessoais, bancárias e de cartões de crédito.

Os browser hijackers são instalados como extensões (add-on) em navegadores para executar uma infinidade de tarefas e aplicativos. Muitos são verdadeiros e não trazem riscos, inicialmente, a menos que estejam infectados antes da sua instalação. Outros são maliciosos e são instalados sem que o usuário tenha conhecimento e isso acontece depois que é permitida a instalação de algum software geralmente gratuito (freeware) em seu equipamento.

Segundo Marco Rodrigues, especialista em segurança da Štíty Tecnologia, explica que uma das ações dos sequestradores é substituir a página inicial padrão do navegador e quando aberta ela automaticamente redireciona o usuário ao site do criado pelo criminoso cibernético. “A maioria das extensões oferece muitas vantagens ao usuário porque funcionam como complementos, mas o usuário deve ficar sempre atento ao instalar um software baixado da internet em que o fabricante não é muito conhecido. Os criminosos cibernéticos são especialistas em criar armadilhas deste tipo”, afirma ele.

O especialista também orienta a evitar todo tipo de software de terceiros pretensamente oferecido como freeware. Ao instalar um software antivírus é aconselhável habilitar a função Bloqueio de Programa Potencialmente Indesejados (PUPs).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile