Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Mercado brasileiro de smartphones cai 25,3% no primeiro trimestre

    Mercado brasileiro de smartphones cai 25,3% no primeiro trimestre

    0
    Publicidade

    O mercado brasileiro de smartphones caiu 25,32% no comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da empresa de pesquisa Gartner divulgado nesta terça, 31. No total, foram 10,656 milhões de aparelhos. Vale lembrar que a liminar judicial da Abinee que determinou a volta de isenção tributária de PIS e Cofins via Lei do Bem aos smartphones só entrou em vigor em 14 de março e não compensou nesse pouco tempo a alta do dólar no período. Além disso, o Congresso Nacional manteve na semana passada o veto presidencial à isenção aos aparelhos.

    Segundo os dados do Gartner, todas as principais fabricantes observaram redução nas vendas menos a BLU Products, que permaneceu em terceiro lugar (com 11,39% de share), mas cresceu 10,11% no período e fechou março com 1,214 milhão de unidades vendidas. A líder continua sendo a Samsung, que apesar do recuo de 15,22% nas vendas (total de 4,495 milhões de aparelhos comercializados), ampliou seu markethsare em 5,03 pontos percentuais (p.p.), ficando agora com 42,18% do mercado.

    A segunda colocada, a Lenovo (dona da Motorola), também mostrou recuo no primeiro trimestre: 21,44%, totalizando 2,069 milhões de unidades vendidas. Mas também aumentou sua participação no mercado em 0,96 p.p., fechando março com 11,39%.

    Gartner - Smartphones Brasil 1T16

    Quem mais se prejudicou em vendas no período foi a sul-coreana LG, que viu sua participação no mercado brasileiro cair 7,31 p.p. e ficar em 9,20%. O recuo no comparativo anual foi de 58,40%, e a empresa vendeu no período 980,5 mil unidades.

    Também registrou queda acentuada a norte-americana Apple, que viu suas vendas caírem 39,90% e ficarem em 498,8 mil aparelhos comercializados. A empresa agora tem 4,68% do mercado, 1,14 p.p. a menos do que no primeiro trimestre de 2015. As demais fabricantes registraram juntas 1,398 milhão de aparelhos vendidos, redução de 31,59%. A participação de mercado caiu 1,20 p.p. e ficou em 13,13%.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile