A10 Networks lança oferta de software para maximizar uso de IPv4

0

A A10 Networks lançou uma nova oferta da solução CG-NAT, que consegue maximizar o número de acessos IPv4. Agora, é possível adquirir a solução como um software, podendo ser implementada em servidores de parceiros da empresa. A medida é uma forma de ajudar provedores a terem mais opções, visto que a crise na cadeia de semicondutores ainda dificulta a aquisição de hardware.

A CG-NAT é uma solução que permite aumentar o número de acessos IPv4 a partir do uso de IPs inválidos, conforme explica Ivan Marzariolli, country manager da A10 Networks no Brasil. "Basicamente, o produto consegue traduzir IP inválido para válido", diz. Ela já estava disponível em hardware próprio da A10, mas agora é possível adquirir no mercado através de empresas parceiras, como a Atos e a L8 Networks.

A solução não é algo novo no mercado de telecom, mas diferente do NAT tradicional, que traz prejuízos para as aplicações (ao diminuir sua performance), o CG-NAT consegue entender melhor o mecanismo e manter a rastreabilidade dos usuários. Com isso, provedores de Internet (ISP) conseguem ter um número maior de assinantes com a quantidade limitada de IPs disponíveis.

Isso é importante porque há um esgotamento do número de IPv4 disponíveis e os ISPs demandam cada vez mais endereços, já que estão em expansão e seus clientes também aumentam o número de dispositivos conectados. "Praticamente todos os IPv4 estão em uso. Nossa solução permite ao provedor entregar IPs inválidos para que os dispositivos de seus usuários possam se conectar a Internet, já que o CG-NAT consegue fazer uma tradução para IP válido quando a solicitação de acesso chega na rede do ISP", explica o executivo.

IPv6 não é a solução no momento

Segundo Marzariolli, durante muito tempo, se teve uma ideia de que o IPv6 seria a solução, já que não existe números IPv4 o suficiente para endereçar todos os dispositivos que precisam estar conectados à Internet. "Mas, infelizmente, ainda há um problema tecnológico e cultural para a migração para o IPv6, pois existe conteúdo disponibilizado que não está disponível em IPv6", conta.

Ainda de acordo com o executivo, o desafio do provedor é o investimento na migração para o IPv6. Como muitos provedores já estão com seus clientes há bastante tempo, com sua infraestrutura otimizada para o IPv4, só de implementar o IPv6 vai demandar mais processamento e um investimento que nem sempre estão dispostos a fazer.

Além disso, há um problema técnico que vai além da capacidade dos ISPs. Marzariolli diz que as próprias aplicações também são problemas, porque muitas não estão adequadas para o acesso via IPv6. "Há games na Xbox Live e PSN (PlayStation Network) que não funcionam em IPv6 e até bancos nacionais que não tem o site em IPv6. Se o usuário tiver somente o acesso IPv6, ele não consegue acessar esses conteúdos. O provedor iria acabar tendo que entregar os dois tipos de acesso", explica.

Ele lembra que há soluções que fazem a tradução entre IPv6 para IPv4, permitindo que o conteúdo seja entregue para o usuário. Mas aí dependem de mais um investimento que os provedores precisariam fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.