Publicidade
Início Notícias Comunicações AEGEA pavimenta crescimento com nova infraestrutura de banco de dados de alta...

AEGEA pavimenta crescimento com nova infraestrutura de banco de dados de alta performance

0
Publicidade

Fundada em 2010 com a missão de contribuir para o desafio da lacuna sanitária no Brasil, a AEGEA tornou-se uma das maiores empresas de saneamento nacional, apoiada em um agressivo plano de aquisições. Com os novos projetos e concessões, porém, o volume de dados da companhia aumentou exponencialmente, tornando mandatório o gerenciamento adequado dessas informações.

O investimento na atualização de seu ambiente tecnológico foi decisivo para apoiar o forte crescimento da operação, que hoje conta com quase 130 unidades de atendimento em 12 estados e atinge 8,9 milhões de pessoas no país.

Gargalos tecnológicos como lentidão no tempo de resposta, ausência de redundância (abordagem essencial para evitar interrupções do sistema com a indisponibilidade do site principal) e, consequentemente, indisponibilidade frequente do servidor, sobretudo nos fechamentos contábeis mensais, dificultavam os planos de expansão da AEGEA. Era comum que o ambiente atingisse sua capacidade total em horários de pico, o que fazia com que o processo de billing demorasse horas para ser concluído.

Para conseguir atender às novas demandas do mercado sem impactar negativamente sua complexa operação, a companhia de saneamento iniciou em 2017 um projeto de ampliação da infraestrutura de TI com a V8 Consulting, integradora de soluções para nuvem. A estratégia foi substituir o Exadata Cloud at customer Gen1 por uma plataforma de processamento Oracle Exadata Database Machine X8M-2 (Quarter Rack), com Intel Optane DC Persistent Memory, de alto poder computacional.

Com isso, foi possível melhorar o desempenho das principais atividades da operação, reduzindo em cinco vezes o tempo do processo de billing, a principal rotina da companhia. Outro benefício foi a otimização de recursos, já que os colaboradores, que tinham que acompanhar as horas de processamento, puderam ser direcionados a atividades mais estratégicas.

Além da performance, da estabilidade e da segurança propiciadas pela instalação da nova configuração, a criação da contingência na Oracle Cloud permitiu ganho de resiliência para o ambiente e elevou a disponibilidade dos dados.

Com a contingência na nuvem pública da Oracle, além de contar com o benefício do ambiente produtivo replicado e seguro em outro site, abrem-se diversas oportunidades para a inovação tecnológica, como, por exemplo, o uso de machine learning, analytics e big data, melhorando ainda mais a eficiência operacional da AEGEA.

“A V8 Consulting, junto com a Oracle, buscou a solução ideal para o projeto ser aprovado. O trabalho vai além de fornecer equipamentos. Com comprometimento, a equipe acompanha toda a nossa operação para garantir o nosso melhor desempenho”, afirma Eduardo Portes, gerente de TI da AEGEA.

Dados ultravelozes

A substituição do Exadata Cloud at Customer Gen1, com apenas 16 núcleos de processamento, por uma plataforma Oracle Exadata Database Machine XB-2 (Quarter Rack) com 96 cores, equipado com Intel Optane Memory, aumentou significativamente a capacidade de processamento de dados da AEGEA. Com isso, hoje os usuários da plataforma conseguem fazer pesquisas em suas bases de dados e obter respostas com uma velocidade 40x maior do que com as soluções anteriores. A migração para a nova plataforma, conduzida pelo time de projetos da V8 Consulting, trouxe rapidamente ganhos de desempenho nas unidades de negócios e no processamento do billing da companhia.

Além da performance dinamizada das rotinas, a atualização aumentou da eficiência operacional durante os fechamentos e trouxe maior resiliência do ambiente com a contingência em nuvem pública. A adoção do licenciamento ilimitado, diferentemente do estático usado pela AEGEA, também foi um diferencial para o desempenho da autarquia. A proposta da V8 atendeu às demandas de crescimento e dos novos projetos sem exigir investimentos não previstos, por meio de aquisição de licenças.

Com este novo modelo, a AEGEA não precisa mais planejar e cotar novos equipamentos com antecipação, podendo aumentar sua infraestrutura conforme a necessidade muito rapidamente. A empresa estima um ganho de 90% em time to market, ou seja, tempo necessário para a entrada em uma nova operação, que demandaria expansão de sua capacidade computacional.

“Tem sido uma experiência incrível apoiar a Aegea no processo de transformação do negócio através da tecnologia. A AEGEA está em franco crescimento. Por isso, a V8 garantiu que ela teria previsibilidade de custos, escalabilidade e continuidade na entrega de performance através da solução Oracle”, explica Graci de Melo, diretora de vendas, marketing e alianças da V8 Consulting.

Para Eduardo Braz Ferreira, vice-presidente de infraestrutura de vendas da Oracle, trajetória de digitalização da Aegea se confunde com a própria história de modernização do mercado de utilities. “A Aegea, como maior empresa privada de saneamento do Brasil, tem um papel fundamental na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, completa José Eduardo Braz Ferreira, vice-presidente de infraestrutura de vendas da Oracle.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile