Positivo Servers & Solutions registra alta de 40% em soluções de nuvem híbrida

0

A Positivo Servers & Solutions anuncia alta de 40% na participação das soluções de nuvem híbrida no seu faturamento de 2021, em comparação a 2020. Os resultados reforçam a tendência de crescimento deste mercado em 2022, como demonstra o estudo IDC Predictions Brazil 2022, da IDC Brasil, que informa que os ambientes híbridos, que incluem Cloud e os recursos de TI tradicional, estarão em mais de 70% das empresas de médio e grande porte do Brasil até o fim deste ano.

Segundo Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions, as soluções de appliance multicloud — que integram computação, armazenamento e rede em uma única plataforma, podendo compor as diversas nuvens públicas –, no ano passado, foram mais adotadas, principalmente, nos setores de saúde, governo e energia. "A solução híbrida torna-se viável quando o volume de dados armazenados for muito grande", aponta Silvio. Nesse caso, a infraestrutura deve conter servidores internos com dispositivos de storage de grande capacidade, serviços de Cloud e softwares que unificam nuvens públicas, privadas e distribuída.

De acordo com Campos, "nos últimos anos, o aumento do volume de dados armazenados fez com que as empresas sentissem a necessidade de substituir a infraestrutura de hardware de seus datacenters por soluções mais modernas e flexíveis, de modo a trafegar seus dados com mais velocidade e segurança e sem ter de investir em novos equipamentos mais caros. Nesse cenário, as appliances multicloud com tecnologia hiperconvergente são as ideais", diz o executivo.

Por meio da tecnologia de SDS (Software Defined Storage), as infraestruturas hiperconvergentes propiciam o aumento da escalabilidade de armazenamento, aceleram a segurança na computação e aumentam a velocidade do tráfego em rede, sem os altos investimentos de uma atualização anual da infraestrutura de TI. Basicamente, o SDS transforma os servidores convencionais em storages, e outro software (Hipervisor) virtualiza os recursos de computação e as funções de rede, proporcionando maior performance, agilidade, confidencialidade, segurança, flexibilidade e escalabilidade com integração às diversas opções de nuvem disponíveis.

Atualmente, o portfólio da Positivo Servers & Solutions reúne duas soluções de Cloud híbrida, como explica Campos. "Nós trabalhamos com a linha de soluções appliance multicloud certificadas com tecnologia 100% Intel e também com a plataforma oficial integrada da Nutanix. Os sistemas de servidor são configurados sob encomenda, totalmente validados e certificados para uso com o Nutanix Enterprise Cloud. São produtos flexíveis que permitem aos parceiros da Intel, VAR e SI (integradores de sistemas) fornecerem um caminho mais rápido para a construção de soluções híbridas e de várias nuvens no local aos seus clientes, sempre com as mais recentes tecnologias e o suporte de líderes do setor".

Outra grande vantagem das soluções de nuvem híbrida é que, por serem 100% definidas via software, são construídas em blocos, de modo a permitir a expansão dos recursos em qualquer escala, potencializando a aplicação conforme a necessidade de computação, virtualização, armazenamento, networking e segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.