Alcatel-Lucent tem prejuízo de 336 mi de euros no 2º trimestre

0

A Alcatel-Lucent registrou prejuízo líquido de 336 milhões de euros no segundo trimestre, frente a um lucro de 302 milhões de euros no ano anterior. A receita caiu 4%, recuando de 4,49 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano passado para 4,32 bilhões euros. O prejuízo operacional foi de 206 milhões de euros, o que inclui 187 milhões de alocação de preços de compras.

A receita no segmento de operadoras foi de 3,10 bilhões de euros, uma queda de 5% na comparação com os 3,36 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano anterior, um declínio de 8% na taxa cambial euro/dólar atual. O prejuízo operacional ajustado foi de 73 milhões de euros, com margem operacional de -2,4%. O mesmo ocorreu com o negócio de redes sem fio, cuja receita foi de 1,23 bilhão de euros, um declínio de 11% na taxa de câmbio atual taxa, se comparado ao total de 1,39 bilhão de euros obtido no mesmo período do ano passado.

A área de redes convergentes também apresentou recuo, com receita de 362 milhões de euros, 29% a menos na taxa de câmbio euro/dólar atual, quando comparada ao total de 511 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado. O setor corporativo, que incluiu serviços de voz e dados para empresas, embora tenha crescido 5%, com receita de 368 milhões de euros, teve prejuízo operacional de 23 milhões de euros, ou 6,1% da margem operacional.

O segmento de serviços também teve prejuízo operacional de 29 milhões de euros, ou 3,9% da margem operacional, embora a receita de 750 milhões euros tenha sido superior aos 699 milhões de euros contabilizados no mesmo trimestre do ano passado.

Um destaque positivo da fabricante franco-americana foi o setor de redes com fio, com receita de 1,55 bilhão de euros, um crescimento de 7%.

A Alcatel-Lucent estabeleceu 2007 como um ano de transição para se adaptar às rápidas mudanças do setor. Durante o trimestre, a companhia reduziu sua estrutura de custos, em áreas como de TI e pesquisa e desenvolvimento, reduziu a folha com a demissão de aproximadamente 1,9 mil empregados, totalizando até agora 3,8 mil postos de trabalho, o que representa 30% da meta de 12,5 mil em três anos. Com isso, ela espera economizar 600 milhões de euros neste ano.

Segundo a fabricante, os pedidos em carteira no fim do segundo trimestre continuaram a melhorar em relação ao trimestre anterior.

De acordo com Patricia Russo, CEO da Alcatel-Lucent, a margem bruta foi impactada negativamente pelo contínuo investimento em mercados importantes e uma mistura desfavorável geográfica e de produtos, assim como algum impacto de custos de transição relacionados a produtos por causa da migração de redes dos clientes. ?Acreditamos que o nível de margem bruta neste trimestre não é indicativo do avanço dos negócios.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.