iPhone é o principal dispositivo de compartilhamento social, aponta pesquisa

0
8

Em todo o mundo, celulares e tablets já superam desktops como meios mais usados para compartilhamento de conteúdo em plataformas sociais. De fato, os consumidores estão quase duas vezes mais propensos a clicar e compartilhar conteúdos por meio de dispositivos móveis.

A constatação é de estudo recente divulgado pela plataforma ShareThis, que monitorou a atividade social de 2,4 milhões de sites em sua rede.

O levantamento da ShareThis revela que o iPhone (Apple) responde pela maior taxa de compartilhamento, com 12,4% dos usuários compartilhando conteúdo online nesse smartphone, contra pouco mais de 7% dos usuários de Android e 6,3% dos usuários de BlackBerry.

As estatísticas também demonstram o domínio do Facebook no compartilhamento social, tanto no ambiente móvel (56,5%) quanto em desktops (60,3%).

Nesse quesito, a maior rede social do mundo é seguida de longe pelo e-mail, no ambiente fixo (9,6%), e pelo Pinterest, no ambiente móvel (18,9%), como mostra o Quadro 1 (em inglês), criado pelos analistas da consultoria nova-iorquina eMarketer.

Os especialistas da eMarketer chamam atenção para o fato de o tablet iPad (Apple) gerar porcentagem notavelmente maior de compartilhamentos no Pinterest, em comparação com o iPhone (Veja Quadro 2). Eles avaliam que isso é reflexo da tela maior do tablet, aparentemente mais adequada para mostrar o  conteúdo visualmente atraente do Pinterest.

Um outro estudo, divulgado pela plataforma de aplicações de login social Gigya, confirma o domínio global do Facebook como rede social usada para compartilhamento de conteúdo.

Os dados da Gigya informam que, no segundo trimestre de 2013, o Facebook liderou  o compartilhamento social global em quase todas as indústrias. Uma exceção foi o setor de e-Commerce, onde o Pinterest liderou com 41% dos compartilhamentos, contra 37% do Facebook (Veja Quadro 3.)

Quadro 1

 

Quadro 2

Quadro 3

Image courtesy of Tanatat at FreeDigitalPhotos.net

Deixe seu comentário