Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Perinatal e CTC/PUC-Rio fecham acordo de cooperação tecnológica

Perinatal e CTC/PUC-Rio fecham acordo de cooperação tecnológica

0
Publicidade

O Grupo Perinatal e o Laboratório de Engenharia de Software (LES) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), acabam de fechar uma parceria em busca de soluções tecnológicas inovadoras para ao grupo. As equipes de pesquisadores já deram início ao desenvolvimento de um aplicativo que inaugura o acordo de cooperação tecnológica.

Para Dr. Manoel de Carvalho, diretor e fundador da Perinatal, a parceria é um casamento perfeito entre ciência e tecnologia, pois o avanço tecnológico aprimora a prática médica e integra a comunicação entre médicos, técnicos e até mesmo pacientes. Até o final de 2015, o LES/PUC-Rio irá desenvolver um aplicativo para obstetras que facilitará o trabalho dos cerca de 2.000 médicos ligados à maternidade. “Essa simbiose não tem limites, o aplicativo voltado para o partograma é apenas o início dessa parceria de sucesso”, afirma o diretor médico.

Os médicos poderão acompanhar a gestação de suas pacientes, com todos os detalhes referentes a medicamentos, exames, resultados e peso das gestantes. Além dessas vantagens, o aplicativo estará de acordo com a resolução Normativa 368 da ANS, que obriga o registro de todos os dados referentes a partos. Para atender às demandas da Perinatal, o LES/PUC-Rio conta com uma equipe multidisciplinar: “Além dos alunos dos cursos de engenharia de software e de design, temos uma relação muito próxima de trabalho com os profissionais da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio (EMPG/PUC-Rio). E isso é fundamental para que futuros desenvolvimentos contemplem as reais necessidades dos obstetras”, explica o Prof. Carlos Lucena, coordenador do LES/PUC-Rio.

“Existe uma tendência atualmente na PUC para Inovação na área de Saúde. São muitos os Projetos em desenvolvimento integrando Design, Medicina, Empreendedorismo e Tecnologia. O setor de e-health – Tecnologias aplicadas à saúde – vem crescendo exponencialmente no mundo e, aqui no Brasil, a PUC-Rio se coloca na vanguarda desse movimento. O aplicativo para obstetras é um bom exemplo de produto usando Dispositivos Moveis, mas, também estamos pesquisando soluções para  Internet das Coisas, Big Data e Agentes de Software”, reforça o Prof. Lucena.

Sobre o Grupo Perinatal

O Grupo Perinatal, formado pelas unidades Perinatal Laranjeiras e Perinatal Barra, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1985. A instituição emprega 1.400 funcionários e realiza em média doze mil partos por ano nas duas unidades e atende aos recém-nascidos com todos os tipos de complicações em cinco UTIs Neonatal, sendo três delas externas, localizadas no Hospital Icaraí, em Niterói, no Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, em São João de Meriti, e no Hospital e Clínica São Gonçalo.

Ao longo da sua história, o Grupo ampliou progressivamente seu know-how no atendimento a mulheres, gestantes de risco, puérperas e recém-nascidos que têm complicações decorrentes da prematuridade ou problemas congênitos. A busca constante na ampliação da expertise em perinatologia, resultou na capacitação em procedimentos de alta complexidade em medicina fetal e também na construção do maior centro de cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica especializado do Rio de Janeiro.

Responsável pela introdução do conceito de Perinatologia na assistência materno-infantil no Brasil, a Perinatal engloba o atendimento completo unindo a obstetrícia à pediatria. As unidades da Perinatal são acreditadas pela Organização Nacional de (ONA) e apresenta os mais altos índices de sobrevida neonatal do país, atendendo ao padrão da Rede Vermont-Oxford, uma das melhores referências de cuidados neonatais. Desde 2009, o Grupo Perinatal é associado ao Grupo Santa Joana, que inclui as Maternidades Santa Joana e Pro Matre Paulista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile