Gartner Research Board identifica o perfil do Chief Data Officer 4.0

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Com o aumento do uso de dados e análises (D & A) em toda a empresa, a mentalidade do chief data officer (CDO) precisa mudar de projetos e programas de D & A para uma organização centrada no produto, de acordo com o Gartner Research Board.

Mario Faria

"Acreditamos que este é o surgimento de um novo tipo de líder – o CDO 4.0", disse Mario Faria, vice-presidente e diretor de programa do Gartner Research Board. "O CDO 1.0 foi focado exclusivamente no gerenciamento de dados. O CDO 2.0 começou a adotar a análise. O CDO 3.0 liderou e participou bastante da transformação digital. Esta quarta versão do CDO é focada em produtos e na gestão de lucros e perdas, em vez de apenas ser responsável pela condução de projetos e programas de D & A."

O relatório Global Chief Data and Analytics Officer (Global CDAO) do Gartner Research Board fornece informações adicionais sobre o CDO 4.0 e uma organização centrada no produto por meio de uma comunidade global de CDAOs engajados com seus pares em organizações de tamanho comparável.

Tradicionalmente, o investimento em tecnologia foi estruturado como um pool de custos contínuos de "execução de negócios" e um portfólio separado de projetos de capital discretos que têm um início e um fim claramente definidos. No entanto, as organizações agora estão começando a alinhar o financiamento, os recursos de desenvolvimento e o suporte contínuo ao gerenciamento em torno de um conjunto de linhas de produtos duradouras. O Gartner espera que 72% das organizações usem o modelo de produto este ano.

"A mudança para uma organização centrada no produto deve se concentrar em áreas de negócios onde há espaço para inovar, como apoiar um novo modelo de negócios", disse Faria. "As abordagens centradas no produto facilitam a rápida inovação e a interação, porque se concentram na experiência do usuário, na evolução dos requisitos e na diferenciação estratégica do que você está fornecendo."

Uma organização de D & A centrada no produto requer novos conjuntos de habilidades, funções, modelos de investimento e a cultura certa. O Gartner Research Board identificou três etapas para se tornar um CDO centrado no produto.

Think Platform First

Quando se encarrega de criar um produto, o CDO deve planejar a plataforma de D & A primeiro e depois definir o plano de lançamento e o roteiro. Seguindo esses passos cruciais, uma equipe pode ser construída para fazer o ciclo de entrega acontecer. Faria disse que os CDOs devem pensar primeiro sobre os dados e depois sobre os casos de uso, seguindo o exemplo das principais empresas de D & A, como Facebook, Amazon, Google e Apple. Ele disse que essas empresas construíram plataformas de sucesso que permitem o uso de captura e análise de dados, com ciclos de vida mais rápidos entre os lançamentos.

"A maioria dos líderes de D & A acredita que as plataformas de D & A desempenham um papel significativo em seu futuro de D & A, embora a escala e o escopo difiram por empresa, maturidade e níveis de investimento", disse Faria.

Alterar modelos de investimento

Os CDOs devem trabalhar com os líderes de suas organizações para adaptar ou alterar os modelos de investimento que seus negócios possuem atualmente. Servir uma área ou uma equipe individualmente não é mais um modelo escalonável. Os CDOs devem procurar dimensionar o uso da plataforma em toda a empresa.

No modelo de gerenciamento de linha de produtos, as linhas de produtos são financiadas com base nos recursos de negócios que elas suportam. Recursos comuns ou compartilhados – como infraestrutura, tecnologia, D & A – são financiados com base nas necessidades antecipadas e agregadas das linhas de produtos que eles suportam.

Use uma metodologia de gerenciamento de produto comprovada

Os CIOs e outros executivos interfuncionais, assim como os líderes das unidades de negócios, devem definir o tom da importância da gestão de produtos para impulsionar o crescimento e a escala bem-sucedidos. É fundamental que a definição do papel seja clara para todas as partes interessadas. Fundamental para a definição da função é sua visão e objetivos, metas e escopo e métricas – especificamente, as métricas para a transição para uma abordagem centrada no cliente para a inovação.

"Nem todos os CDOs poderão fazer a transição de uma mentalidade de projeto ou programa para uma mentalidade de produto", disse o Sr. Faria. "Os CDOs capazes de entregar resultados usando um modelo operacional que esconde detalhes e está focado no uso melhor e mais escalável dos ativos de dados, terão sucesso."

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