Publicidade
Início Notícias Profissional Ranking inédito traz lista dos melhores cursos a distância do país

Ranking inédito traz lista dos melhores cursos a distância do país

0
Publicidade

A educação a distância cresce vertiginosamente no Brasil. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que, caso a tendência de crescimento nas matrículas no ensino superior continue a mesma, em 2023 o número de alunos por meio da educação a distância (EAD) nas universidades particulares será maior do que os que se matriculam em cursos presenciais.

A oferta de cursos online é tão grande que fica difícil escolher um curso de qualidade. Ao contrário do que acontece com os cursos presenciais – contemplados por rankings universitários já bastante conhecidos -, não havia, até hoje, um ranking voltado especificamente para o ensino a distância. Foi para preencher essa lacuna que o Canvas idealizou o EAD Ranking, primeiro ranking de educação a distância do Brasil.

Feito com o apoio da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas, Classificatórias na Educação Superior (Rede Rankintacs) e do Grupo Gestão RH, o projeto tem como objetivo premiar cursos que estão se destacando e incentivando as melhores práticas na educação a distância.

Independente e com uma metodologia transparente, semelhante aos rankings universitários tradicionais, o EAD Ranking inclui mais de 200 cursos, em diversos níveis e áreas de interesse. O curso de maior pontuação no Brasil foi um pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Auditoria e Controle na FECAP de São Paulo, seguido pelo curso de Assistente Administrativo, do Senai RJ e a Pós Graduação em Produção de Grãos, pela Rehagro, de Minas Gerais.

“No top 20, não há um tipo específico de curso que seja favorecido”, diz Gabriela Pereira, diretora regional do Canvas. “Temos cursos de administração de empresas, letras, ciências agrícolas, ciência aeronáutica e coaching de desenvolvimento profissional. Há também vários cursos de pedagogia, mostrando o papel que o ensino a distância desempenha na formação de educadores, uma das maiores prioridades do Brasil.”

Se os professores estão usando cada vez mais o ensino a distância para aumentar seu conjunto de habilidades, é vital ter uma avaliação de qualidade para garantir a educação das futuras gerações. Os critérios de pontuação incluem atenção dedicada a cada aluno, ofertas tecnológicas de cada curso, reputação do curso entre os pares e profissionais de RH.

“Com o EAD Ranking, nos aproximamos da comunidade de ensino a distância e buscamos avaliações e indicadores diferenciados que nos ajudem a atuar no segmento de forma mais efetiva e colaborativa”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto. “Através do ranking, é possível identificar aspectos que são valorizados pela comunidade e outros que precisam ser melhorados. Dessa forma, a ABED terá evidências para orientar suas ações e contribuições para garantir a qualidade da EAD e expandir a modalidade no país”.

Em um país tão grande quanto o Brasil, o ensino a distância oferece a milhares de estudantes a oportunidade de acessar conteúdos educacionais de alta qualidade sem ter que sair de casa. Segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas no  EAD alcançaram quase 1,8 milhão em 2017, o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

“Com a legislação recente do governo facilitando a expansão dos cursos on-line no ensino superior, os rankings realizados imparcialmente e com critérios claros e bem fundamentados são cada vez mais necessários para iluminar o cenário da EAD”, disse Adolfo Ignacio Calderón, coordenador da Rede Rankintacs.

Curso

Instituição

UF

1

Pós Graduação em Gestão Pública, ênfase em Auditoria e Controladoria

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

SP

2

Assistente Administrativo

Senai

RJ

3

Pós Graduação em Produção de Grãos

Rehagro

MG

4

Letras Português

UNINASSAU

PE

5

Gerenciamento de Projetos

PUC Minas Virtual

MG

6

Licenciatura em Letras Português

UNINASSAU

PE

7

Letras Inglês

UNIVERITAS

RJ

8

Gestão de Pessoas

PUC Minas Virtual

MG

9

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Faculdade Católica Paulista

SP

10

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Universidade São Francisco

SP

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile