Publicidade
Início Blogueria Covid-19: Teletrabalho e LGPD – estamos preparados?

Covid-19: Teletrabalho e LGPD – estamos preparados?

0
Publicidade

Esse artigo foi escrito em nossas casas e é bem possível que você também o esteja lendo em sua casa. Com a pandemia da Covid-19, num piscar de olhos, empresas tiveram de se reorganizar às pressas para reestruturar suas operações e o contingente de pessoas trabalhando em home office atingiu números jamais imaginados.

O regime de teletrabalho foi adotado de maneira emergencial para garantir a continuidade das atividades empresariais e preservar a saúde individual e coletiva.

Ainda em 2017, a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) regulamentou o teletrabalho, o que conferiu maior segurança jurídica a empregadores e empregados. Essa forma de trabalho demanda contrato por escrito que preveja essa atuação do trabalhador fora das dependências do empregador e exclui o empregado do regime de controle de jornada. Há obrigações de saúde e segurança do trabalho a serem cumpridas e até mesmo os custos envolvidos na obtenção e manutenção das ferramentas de trabalho remoto devem estar devidamente previstos em contrato.

A Medida Provisória 927/2020, editada para amenizar os efeitos da pandemia, flexibilizou formalidades para a utilização do teletrabalho, o qual pode ser implementado de maneira unilateral pelo empregador, por meio de mera notificação ao trabalhador com curtíssima antecedência, independentemente de acordo individual ou coletivo e sem a necessidade de registro no contrato de trabalho por escrito.

Mas e depois da crise da Covid-19? Protocolos de retorno e reabertura já começam a ser implementados, mas o trabalho à distância se mostrou uma alternativa extremamente viável para empregadores e empregados.

As relações de trabalho serão profundamente alteradas. Questões que antes somente eram resolvidas presencialmente passarão a ser sanadas com um simples clique e uma assinatura eletrônica. Funções serão extintas e outras serão criadas. Será necessário se reinventar para sobreviver à crise ou sair dela ainda mais forte.

Valem a pena os custos de uma estrutura física hiperdimensionada? Empregados preferirão a liberdade e flexibilidade que o teletrabalho lhes permite e preferirão continuar trabalhando remotamente? São necessárias duas estações de trabalho fixas em minha empresa ou um único empregado motivado pela autonomia de exercer suas funções conforme a sua própria agenda conseguirá cumprir com as mesmas obrigações de dois empregados internos?

São diversas as obrigações legais e contratuais a serem cumpridas pelos empregadores para adequar as empresas ao inevitável novo cenário de trabalho no período pós-pandemia, mas as dúvidas e obrigações não passam apenas pelo regramento trabalhista. O fluxo de dados e informações sigilosas que transitarão durante a realização do trabalho remoto faz acender outra luz amarela: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Há grande incerteza quanto à data da entrada em vigor da LGPD. A Medida Provisória 959/2020, que estabelece o início da vigência em 03/05/2020, foi prorrogada por mais 60 dias — se não for convertida em Lei, a LGPD entrará em vigor em agosto de 2020?

Não é novidade a mania brasileira de deixar tudo para a última hora. A sua empresa está preparada para cumprir com os requisitos da LGPD?

Revisão e elaboração de políticas internas, aditivos contratuais, treinamentos de ergonomia, fornecimento de ferramentas para o teletrabalho serão importantes, mas não suficientes. Como serão tratados os dados aos quais os empregados terão acesso ao realizar o teletrabalho?

Em meio a toda essa turbulência e com todas as dúvidas quanto início da vigência da LGPD, empresas devem adequar suas rotinas, estrutura e práticas às exigências da nova Lei de Proteção de Dados. O mundo não parou e as providências de adequação ao novo regime de proteção de dados tornam-se ainda mais urgentes, principalmente considerando o provável aumento da utilização do teletrabalho.

Os empregados em regime de teletrabalho terão acesso a dados pessoais de clientes, parceiros, empregados e fornecedores. Esses dados transitarão por uma conexão segura e que atende os requisitos da LGPD? Os dados estão armazenados na nuvem ou em um servidor próprio e não certificado? A criptografia foi implementada em conjunto com medidas restritivas que só permitem o acesso por dispositivos devidamente seguros?

Aditivos contratuais, políticas internas e treinamentos deverão prever não só as questões trabalhistas, mas também as obrigações a serem cumpridas pelo trabalhador para resguardar os dados cuja responsabilidade de proteção ficam a cargo do empregador. A melhor prática indica que até mesmo as punições aos empregados que descumprirem tais normas devem estar devidamente previstas nas políticas internas de cada empresa.

Os desafios são muitos e aqueles que se movimentarem antes para adotar as medidas necessárias para a vida empresarial pós-pandemia certamente se posicionarão à frente de seus concorrentes. Sua empresa está preparada?

Bráulio Almeida, advogado da área Trabalhista do ASBZ Advogados e Luiza Sato, sócia da área de Proteção de Dados, Direito Digital e Propriedade Intelectual do ASBZ Advogados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile