Indra implanta sistema inteligente de controle de temperatura de passageiros em aeroportos

0

A Aena, operadora de terminais aéreos, confiou à Indra a implantação de um sistema de controle de temperatura de passageiros em treze de seus aeroportos. Por meio de um sistema câmeras de imagem termográfica, é possível verificar a temperatura corporal dos viajantes e reduzir aglomerações nos controles a fim de minimizar riscos de transmissão de doenças.

Na prática, o sistema é integrado por câmeras fixas, instaladas na área de desembarque de passageiros, e câmeras móveis de reforço, com as quais podem ser realizados controles aleatórios em qualquer ponto dos terminais. O diferencial do projeto está na tecnologia de alta precisão e sensibilidade utilizada pela Indra e no fato de que se trata de uma solução inteligente, que detecta o passageiro de forma autônoma, sem a necessidade de parar ou estar a certa distância.

Isso é possível porque a tecnologia utilizada é capaz de reconhecer o rosto da pessoa e distinguir as zonas cobertas pela máscara, boné ou outras peças de vestuário para escolher o ponto em que pode realizar a medição de forma correta. Tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

Essa tecnologia para controle de temperatura, identificação e alerta de sintomas de doenças faz parte da linha de soluções Mova Protect da Indra e está integrada ao seu conjunto de sistemas para o gerenciamento e controle da mobilidade de pessoas e passageiros nos diferentes modos de transporte.

A pandemia da Covid-19 forçou os aeroportos ao redor do mundo a reduzirem suas atividades. O processo de retorno à normalidade que esses locais enfrentam reque, cada vez mais, o uso de tecnologia para aliar conforto e eficiência. Nesse sentido, outros serviços oferecidos globalmente pela Indra são:

• Soluções de Passenger Flow para controlar o fluxo de passageiros em qualquer ponto do terminal. Com o uso de tecnologias como Big Data ou Inteligência Artificial, é possível gerenciar de forma eficiente espaços internos e recursos associados, em particular as áreas onde podem ocorrer aglomerações: balcões de faturamento, controles de segurança, pontos de informação ou portas de embarque.

As soluções também permitem prever e antecipar a demanda de passageiros e seus comportamentos, facilitando um melhor gerenciamento das operações, especialmente em um momento como o atual, no qual processos de registro ou designação de intervalos de tempo (slots) estão sendo implementados para a chegada.

Essa gama de ferramentas faz parte da Indra Mova Solutions, a qual oferece um leque de soluções end to end, que facilita a digitalização no gerenciamento de qualquer infraestrutura de transporte e garante a máxima proteção e mobilidade dos passageiros. Também aumenta a capacidade efetiva da infraestrutura, sua segurança, sustentabilidade e eficiência.

• A plataforma de gerenciamento de informações de segurança física (iSIM) da Indra, uma ferramenta que oferece uma visão única do que está acontecendo no aeroporto o tempo todo e que facilita o controle integral de todos os sistemas de videovigilância, controle de acesso, mergafonia, detecção de intrusão, assim como sistemas de medição de temperatura dos passageiros com câmeras termográficas.

Essa solução ajuda o gestor do aeroporto a implementar de forma rápida e flexível procedimentos padronizados para gerenciar a segurança, como estão fazendo atualmente.
A Indra tem uma experiência de mais de 30 anos desenvolvendo e implementando soluções para o setor de transporte e mobilidade e possui soluções que permitem transformar um aeroporto digital "Smart" em um aeroporto "Touchless".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.