O Brasil manteve-se como o quarto país da América Latina no uso de tecnologias da informação e comunicações (TICs) no segundo trimestre, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a região, elaborado pela everis, consultoria de soluções de negócios e tecnologia da informação, em parceria com a IESE Business School, da Espanha.
Numa escala que vai de 0 a 10, o país obteve nota 4,53, empatado com o México e atrás do Chile (5,77), Argentina (4,75) e Peru (4,67). A nota geral da América Latina foi de 4,55. A nota do Brasil no período representa um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e foi maior que o apresentado no índice geral da América Latina, de 2,3%. O gasto per capita com TICs no Brasil chegou a US$ 617, aumento de 21,6% em relação aos US$ 508 apurados no segundo trimestre de 2009.
Este é o décimo crescimento trimestral consecutivo do ISI brasileira. Para o segundo trimestre do ano que vem, a Everis espera que o índice alcance os 4,58 pontos, marca inédita para o país. Para 2011, a consultoria espanhola prevê desaceleração dos serviços de TIC, mas com aumento 9,2% no número de pessoas com acesso à internet – no segundo trimestre deste ano a proporção foi de 365 internautas para cada mil habitantes, e para o mesmo período do ano que vem a previsão é chegar a 396 para cada mil.
- ISI