O futuro dos carros é a conectividade

0

Na Fórmula 1, a telemetria se tornou há mais de uma década uma ferramenta indispensável para que as equipes tenham as informações de tudo o que acontece no carro enquanto está na pista. Com a transmissão de dados em tempo real, os mecânicos têm acesso à distância às condições de peças e outros componentes do veículo e planejam estratégias de corrida. O que parecia uma tecnologia restrita às pistas de corrida, em breve chegará ao seu carro.

Em meio à era da "Internet das coisas", o conceito connected car, ou carro conectado, tem sido assunto das principais feiras voltadas ao consumidor no mundo, como a Consumer Electronics Show – CES, com o lançamento de diversas funcionalidades de carros cada vez mais autônomos, além de discussões relativas à segurança e privacidade desses dos dados gerados pelos automóveis.

Na Europa, alguns modelos de carros top de linha já saem de fábrica conectados para a transmissão de informações para manutenção. A indústria automobilística já percebeu que o rastreamento é muito mais que localizar um carro roubado, e sim uma ferramenta essencial para manter a saúde do veículo e municiar de informações os fabricantes e concessionárias acerca do que pode ser aprimorado na experiência do usuário.

A Volvo, por exemplo, já dispõe um recurso que conecta o serviço de emergência automaticamente em caso de acidente. Na Alemanha, alguns veículos na estrada já se conectam com os semáforos próximos às saídas para reduzir a velocidade automaticamente e chegar ao sinal verde. Já a conexão ao smartphone exibe ao motorista dicas de lazer e gastronomia próximos de onde ele está, de acordo com a localização.

No Brasil, já é realidade a conectividade para gestão de frota nas empresas: o objetivo é saber onde o veículo – de transporte ou entrega – se encontra, consumo e horários. Os benefícios vão desde a economia de recursos até o aumento da produtividade, inclusive com o controle das jornadas de motoristas, que é uma questão de fiscalização e rende multas às empresas que não as respeita. A telemetria corporativa também serve para educar e qualificar os profissionais que conduzem acima da velocidade permitida. Reciclar os motoristas é uma solução mais econômica do que contratar e demitir.

É difícil estabelecer um limite para os recursos e os benefícios do veículo conectado. Em uma visão futurista, a tendência é de que os carros fiquem autônomos suficientemente para detectarem condições da via, projetar caminhos, feixe de iluminação inteligente que mostra o trajeto e, sobretudo, prevenir drasticamente o número de acidentes. Parecem cenas de um filme de ficção científica, mas em breve chegarão à realidade.

Vinicius Bernardi, líder de Inovação da Maxtrack.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.