Publicidade
Início Gestão Cloud Pesquisa diz que 53% das empresas que utilizam cloud computing aumentarão receitas...

Pesquisa diz que 53% das empresas que utilizam cloud computing aumentarão receitas nos próximos dois anos

0
Publicidade

A Cisco divulga os resultados de um estudo global que indica a ocorrência de uma segunda onda de adoção da computação em nuvem, na qual as empresas já não buscam apenas eficiência e redução de custos, mas também um impulso à inovação, ao crescimento e à disrupção. O estudo revela que 53% das empresas esperam que a adoção da nuvem resulte num aumento de suas receitas ao longo dos próximos dois anos. Porém, o dado também representa um desafio para muitas companhias, já que apenas 1% delas dispõe de uma estratégia de nuvem otimizada e 32% não possuem qualquer estratégia.

Chamado de “InfoBrief – Não fique para trás: como ampliar a adoção da nuvem”, o estudo foi desenvolvido pela IDC, baseando-se numa pesquisa de mercado primária realizada com executivos de 3.400 empresas em 17 países, que vem implementando com sucesso nuvens públicas, privadas e híbridas em seus ambientes de TI.

O estudo da IDC identifica cinco estágios de maturidade de adoção da nuvem: ad hoc (temporária, provisória), oportunista, repetível, gerenciada e otimizada. O estudo revelou que as empresas que aumentam sua maturidade de nuvem do nível mais baixo – ad hoc – para os mais altos de nuvem otimizada, apresentam os seguintes resultados:

  • 10,4% de aumento nas receitas;
  • 77% de redução dos custos de TI
  • 99% de diminuição no tempo de prestação de serviços e aplicações de TI
  • 72% maior capacidade do departamento de TI em atender ao nível de serviço (SLAs)
  • Capacidade duplicada de investimento em novos projetos para impulsionar a inovação.

Benefícios econômicos para empresas com nuvens avançadas

O estudo também quantificou os benefícios econômicos identificados nas empresas que adotaram nuvens mais “maduras”. As empresas analisadas apresentam em média US$ 1,6 milhão em receitas adicionais por aplicação implementada em nuvem privada ou pública. Essas empresas também registraram redução de custos de US$ 1,2 milhão por aplicação baseada na nuvem.

Os aumentos de receita resultaram, em grande parte, das vendas de novos produtos e serviços, aquisição de novos clientes ou expansão das vendas para novos mercados. As empresas atribuíram os ganhos de receita à transferência de recursos de TI – de atividades tradicionais de manutenção de TI para iniciativas novas, mais estratégicas e inovadoras.

A redução de custos operacionais associados à nuvem é proveniente das vantagens de operação em um ambiente com maior poder de escala, confiabilidade e desempenho. Essas vantagens incluem maior agilidade, maior produtividade dos funcionários, mitigação de riscos, redução de custos de infraestrutura e benefícios de código aberto.

Relação entre nuvem privada e resultados de negócios

A nuvem privada permite melhor utilização de investimentos, maior escala e menor tempo de resposta às solicitações, com maior controle dos recursos dedicados à TI nas empresas.

Já a adoção da nuvem híbrida pode ser mais complexa do que a dos outros modelos. Ela exige portabilidade de carga de trabalho, segurança e implantação de políticas específicas. Esses requisitos foram evidenciados pelo estudo, que mostrou que até 70% dos entrevistados esperam migrar dados entre nuvens públicas e privadas (ou entre vários provedores de computação em nuvem), com alto nível de segurança e pré-requisitos de políticas.

Adoção de nuvem madura por país

O grau de “maturidade” de cloud computing varia conforme o país, com os Estados Unidos e a América Latina entre as regiões com o maior percentual de empresas com estratégias de nuvem repetível, gerenciada ou otimizada, e o Japão curiosamente com o menor número entre os países que participaram do estudo. O estudo observa a porcentagem de empresas com adoção da nuvem madura por país e região:

  • 34% EUA
  • 29% América Latina
  • 27% Reino Unido
  • 22% França
  • 21% Alemanha
  • 19% Austrália
  • 19% Canadá
  • 18% Coréia
  • 17% Holanda
  • 9% Japão

Adoção de nuvem por setor

Em termos de indústria, o setor de manufatura tem a maior porcentagem de empresas em um dos níveis de adoção de nuvem (com 33%), seguido de TI (30%), finanças (29%) e saúde (28%). Os níveis mais baixos de adoção registrados, na classificação por setor, foram governo/educação e serviços profissionais (22% cada) e varejo/atacado (20%). Ainda na classificação por indústria, os setores de serviços profissionais, tecnologia, transporte, comunicações, e serviços públicos esperam maior impacto sobre seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Oferta

A Cisco está oferecendo aos seus clientes osresultados deste estudo em relatórios customizados. Através do Cisco Business Cloud Advisor, a interação se dá de duas formas: uma ferramenta baseada em uma pesquisa simplificada e um workshop aprofundado.

A ferramenta permite aos clientes determinarem a sua própria maturidade de adoção da nuvem e os benefícios para seu negócio, correlacionando seus pares da indústria, o tamanho da empresa e sua geografia. Os clientes podem acessar a ferramenta e informações adicionais no link cisco.com/go/bca.

Já o workshop permite que a Cisco e seus parceiros qualificados promovam um nível mais profundo de análise para as empresas. O Workshop visa ajudar as companhias a mensurar o potencial impacto da adoção da nuvem sobre sua área de TI, por meio de uma ampla variedade de indicadores-chave de desempenho. As recomendações incluem uma orientação agnóstica de fornecedor para as empresas evoluírem sua jornada na nuvem através de diversos domínios, incluindo a Intercloud.

Nick Earle, vice-presidente sênior de Vendas de Serviços Gerenciados da Cisco, diz que “ao conversarmos com clientes interessados em aproveitar esta segunda onda de cloud computing, vimos que muitas vezes eles estão mais concentrados nos modelos de nuvem privada e híbrida – principalmente por perceberem que essas soluções oferecem a segurança, desempenho, preço e controle de dados procurados para a ampliação de suas empresas. Essa observação está alinhada aos resultados do estudo da IDC, que mostra que 44% das empresas ou já implantaram ou têm planos concretos de implementação de nuvem privada, enquanto 64% dos interessados estão considerando soluções de nuvem híbrida”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile