Simplificar: a ordem do mundo atual

0

O grande ativista indiano Mahatma Gandhi nem imaginava o quão tornaria atemporal sua célebre frase: "Você deve ser a mudança que você quer para o mundo". Antes de querer mudar o mundo, você deve mudar a si mesmo. É dessa maneira que podemos acompanhar a acelerada transformação que estamos vivenciando.

O telefone demorou 50 anos desde sua criação para alcançar 50 milhões de usuários. O cartão de crédito, 28 anos para atingir o mesmo volume de clientes. Já o Facebook, precisou de apenas três anos para ter 50 milhões de usuários. Esse dinamismo dos tempos modernos implica em adaptação às novas realidades e premissas em todas as dimensões

São vários outros indicadores que sustentam a fantástica instabilidade positiva da transição que vivemos, dada a aceleração evolutiva. O uso de energia elétrica observa crescimento exponencial nas últimas décadas. O mesmo acontece com a população urbana do planeta e o uso de serviços de comunicação e transportes.

Com tantas modificações acontecendo simultaneamente e de forma acelerada, é natural que as pessoas desejem simplificar processos para otimizar seu tempo. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard com mais de 6 mil pessoas constatou que um terço dos entrevistados gastavam dinheiro mensalmente para otimizar o tempo gasto com atividades cotidianas, transferindo estas tarefas para outras pessoas e serviços. Com isso, elas relataram maior satisfação com a vida do que os demais. O Ibope em 2013 já relatava que 35% dos brasileiros afirmavam que não estavam felizes com a maneira que gastavam seu tempo.

Atentos a esse cenário e, tendo em vista que o processo de compras é uma atividade que deve ser prazerosa, mas acima de tudo simples, reformular a missão, visão e valores da empresa pode significar mais que uma quebra de paradigmas. Representa o movimento que sentimos a necessidade de realizar na nossa rota para alinhar os propósitos da empresa com o cenário atual. O contrário disso representaria a estagnação, algo que acabaria, em pouco tempo, com o conceito do e-commerce.

Para uma empresa que faz muito mais do que processar pagamentos, é fundamental que seus objetivos estejam de acordo com os desejos do mundo contemporâneo, beneficiando toda a cadeia que se inicia no lojista e se estende até o consumidor, mantendo a transparência que sempre fez parte da prestação de serviços.

O exercício para entender o consumidor de amanhã apontou uma diretriz baseada em três pilares: Simplificar compras, Transformar a experiência de consumo e consequentemente tornar esse momento Prazeroso.

Nosso desafio será tornar a experiência de compra na internet um verdadeiro entretenimento, pois é assim que nosso cliente quer sentir ao realizar suas compras.

Para isso, Simplificar será a palavra de ordem do momento, seja para os serviços, para as compras e principalmente para a vida no geral. Somente com ela é que todo esse processo de transformação acelerada será assimilado e vivenciado de forma mais clara e prazerosa.

Esta é a tendência do mundo atual e queremos, mais uma vez, estar à frente disso. Por isso, nesse mundo cada vez mais complexo, Simplifique!

Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.