Com um olho no futuro das vendas online, Walmart e Google vão se unir contra a rival Amazon nos Estados Unidos em uma jogada que também mira o crescente mercado de compras por meio de dispositivos de voz. Em setembro, clientes da Walmart conseguirão comprar centenas de milhares de produtos do e-commerce da companhia por meio do Google Express.
Até agora, a maior parte dos itens estava disponível apenas no próprio site da empresa.
Também com foco em "abater" o concorrente, as empresas vão permitir aos usuários adotarem o aplicativo Google Assistant ou o speaker Google Home para adquirir um produto, fazendo frente ao Alexa.
"Quando falamos de compras por voz, queremos tornar o processo o mais fácil possível para nossos clientes. Por isso, faz sentido para nós a parceria com o Google", afirmou Marc Lore, presidente e CEO do Walmart nos Estados Unidos, em postagem no blog da empresa.
Segundo Lore, a Walmart promoverá um fluxo entre as 4,7 mil unidades no país e a sua rede de fulfillment "para criar experiências de consumo ainda inexistentes no processo de compra por voz, incluindo a escolha de retirar o produto na loja (frequentemente com desconto) ou usar o aplicativo para adquirir itens de alimentação", disse no comunicado.
O Google também anunciou que vai acabar com a taxa de US$ 95 do plano de fidelidade do Express e que oferecerá frete grátis a partir de uma certa quantidade de produtos na cesta.