Sucesso de 5G depende de política simplificada de localização de micro-células, defendem entidades

0

A 5G Americas e o Small Cell Forum alertam que os desafios para a localização de células externas devem ser resolvidos com urgência, ou corremos o riso de diminuir drasticamente os benefícios que os governos, órgãos reguladores e cidades esperam colher com a chegada da 5G – benefícios estes que incluem plataformas para cidades inteligentes e a IdC Industrial. As duas associações destacam a necessidade de alterar políticas nacionais, estaduais e municipais para reduzir o tempo e custo necessário para a instalação de células pequenas em grande escala.

Hoje, o Small Cell Forum (SCF) e a 5G Americas anunciaram a divulgação conjunta do relatório Desafios e Recomendações para Localização de Células Pequenas, produzido para informar operadoras e reguladores e ajudar a implementar as células pequenas da maneira mais eficiente possível. O relatório apresenta uma série de orientações claras para ajudar cidades, órgãos regulatórios e outras partes interessadas a adotarem uma abordagem simplificada e unificada, com o objetivo de maximizar os benefícios da densificação para a população.

Inicialmente, as operadoras de redes móveis priorizaram a instalação de células pequenas principalmente para ampliar a cobertura, no entanto, esse foco mudou e hoje, as operadoras estão instalando uma camada de células pequenas com capacidades específicas para oferecer o melhor desempenho e qualidade possível, mesmo em regiões de maior demanda. A densificação é um processo que exige um grande número de células, mesmo para a LTE, e a 5G requer um número de células ainda maior por que exige ainda mais capacidade, usa bandas de espectro mais altas e deve oferecer suporte para novos serviços, como aplicativos de cidades inteligentes.

Para as operadoras, a questão de escala será uma das maiores mudanças durante a migração de 4G para 5G. A 5G requer um número muito maior de células, usando muitos formatos de equipamento e locais de instalação diferentes. Em média, os projetos de densificação devem usar entre 100 e 350 células por km quadrado até 2020, com células montadas em vários tipos de infraestrutura e integradas com o mobiliário urbano e até com veículos.

O relatório apresenta os resultados de uma pesquisa de operadoras realizada pela Rethink Technology Research, mostrando as barreiras que a densificação enfrenta em áreas como localização de células, backhaul e o sistema de licenças para instalação. Como resultado, as operadoras estão, em média, prorrogando o início de seus projetos de densificação por dois anos e dois meses.

A SCF e a 5G Americas criaram o relatório especificamente para simplificar as questões regulatórias e de planejamento ligadas à implementação de Redes Heterogêneas (HetNets) de alta densidade, um tipo de rede que deve ser comum no cenário futuro de mobilidade 5G, onde as células pequenas serão componentes importantes. Profissionais e membros dos dois fóruns cooperaram a nível global para produzir esse documento e ambas as organizações querem eliminar possíveis obstáculos e barreiras que poderiam atrasar o processo de densificação das redes.

O relatório apresenta melhores práticas e orientações estéticas para várias classes de equipamentos de porte pequeno, como o 'mobiliário urbano' que deve contribuir para o desenvolvimento da rede móvel do futuro, para:

• Aumentar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente

• Reduzir o custo de capacidade, especialmente com a volta dos planos de dados ilimitados

• Viabilizar serviços novos para clientes e companhias

• Usar o espectro compartilhado com LTE-Licensed Assisted Access (LAA)

• Promover o crescimento da computação distribuída e suportar novos serviços para pessoas físicas e jurídicas, combinando os recursos computacionais e de armazenamento com a conectividade na fronteira da rede

O relatório Desafios e Recomendações para Localização de Células Pequenas está disponível gratuitamente nos sites do Small Cell Forum e da 5G Americas. Este é o primeiro relatório desenvolvido em conjunto pelas duas principais associações setoriais em 2018. Relatórios anteriores desenvolvidos em conjunto pela associação incluem: Desafios para Localização de Células Pequenas, de fevereiro de 2017, uma excelente introdução ao presente relatório, Localização de Células Pequenas: Questões Regulatórias e de Instalação, de dezembro de 2016, e Células Multioperadora e Neutras, Necessidades, arquiteturas, planejamento e regulamentação, de dezembro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.