Métricas de qualidade no atendimento ao cliente: 5 passos que ajudam a trilhar esse caminho

1

Hoje em dia muito se fala em mensurar, controlar e pesquisar métricas de qualidade. No entanto, ao mesmo tempo em que isso já seja algo embutido no dia a dia do mundo corporativo, muito se define e pouco se aproveita. Você deve estar se perguntando, mas como assim?  Vou explicar melhor em qual ponto eu gostaria de chegar.

Falar sobre métricas de qualidade é falar sobre norte. É decidir por qual direção deseja-se seguir. Mas, para que realmente uma métrica de qualidade faça a diferença e ajude a estreitar o relacionamento com cliente, mais do que saber o que medir é preciso ter bastante clara a ideia de o porquê medir e como analisar cada um desses indicadores.

Separei aqui alguns passos importantes que ajudam a trilhar esse caminho.

#1: Entenda o contexto

Ter claro os objetivos a serem atingidos é muito importante. É isso o que torna as métricas relevantes.  Identifique-os e, aí sim, defina quais são as informações que poderão ajudar no processo de tomada de decisão. Eleja qual delas são as mais importantes e também quais trazem uma visão complementar, que poderia ajudar a entender os comportamentos, o que é crucial no universo do relacionamento com o cliente. 

Alguns segmentos já têm muito bem mapeados os indicadores que fazem a diferença na jornada do cliente. Por exemplo, sabe-se que SLA (nível de serviço) é uma métrica de qualidade importante para a maior parte dos segmentos de mercado. Porém, nem sempre o que compõe esse SLA está evidente para todos.

#2 Aprofunde o nível de detalhamento da informação

Restringir-se ao quantitativo e não se aprofundar no nível de detalhamento é um erro comum. Atente-se ao fato de que aquele cliente que hoje liga para reclamar, é um potencial candidato a cancelar o serviço amanhã. Não foque apenas na foto e procure ver o filme. Este mindset é um passo essencial para jornada do cliente.

#3 Olhe sempre todos os lados

É preciso levar em consideração duas abordagens distintas, complementares e igualmente importantes: a técnica, partindo sempre da informação mais granular possível para um universo de possibilidades cada vez mais amplo; e a específica, que está relacionada a mergulhar no negócio e identificar os parâmetros e as especificidades da empresa. Isso também incluir mapear o fluxo, desde o planejamento até o faturamento, garantindo que a cadeia toda use sempre do mesmo conceito.

Usando novamente o exemplo do SLA: os parâmetros utilizados na operação são os mesmos estabelecidos em contrato? A informação disponibilizada na origem é confiável e aderente aos mesmos parâmetros? A renegociação de contrato retroalimenta a cadeia com a atualização da nova realidade?

#4 Tenha clara a importância da governança

O maior desafio no contexto da criação de uma plataforma de informações (e suas métricas de qualidade) é a governança. Sob a perspectiva de negócio, garantir a aderência e a não "descaracterização" da informação dentro da cadeia. Já do ponto de vista técnico, significa garantir uma camada de consumo única para toda a cadeia, a integridade e disponibilidade do dado. E o mais importante: este é um trabalho diário e não uma iniciativa pontual!

#5 Transforme os dados em informação de valor

Depois de garantir a segurança e a integridade das informações que serão amplamente divulgados dentro é da empresa, chega a hora de  transformar dados em informação de valor.  Este é um processo que deve ser conduzido com muito cuidado, com diversas diretrizes e por especialistas em Data Science, pois eles conseguem aplicar parâmetros, suas análises, auxiliar em todo o processo com muita destreza combinando a necessidade de negócio com a necessidade da operação.

Em suma, quanto mais embutido estiver esse conceito de métrica de qualidade, mais ele faz sentido em um determinado contexto, com um propósito específico. As informações estão à nossa disposição, e depende de nós fazer bom uso delas e torná-las úteis para o negócio.

Gabriel Cantanhede, COO da Meeta Solutions.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.