RFM reduz 70% dos custos com virtualização

0

"Após uma análise criteriosa da M2 Solution descobrimos que o projeto de implantação do SAP que tínhamos não havia sido bem arquitetado do ponto de vista de infra-estrutura, o que gerou um custo de datacenter muito alto para a RFM", revela Carlos Henrique Studenroth, gerente financeiro da construtora. A solução encontrada foi a virtualização dos servidores em ambiente SAP. A hospedagem dos servidores foi feita pela Matrix Internet Data Center, empresa associada à Primus Telecommunications.

No princípio, a proposta de virtualização de alguns servidores em ambiente SAP causou certo espanto para a construtora e também para a consultoria responsável pela administração do aplicativo, dado o volume de dados que deveriam ser transferidos para o novo datacenter; entretanto o cronograma de migração era bastante consistente do ponto de vista técnico, confirma Studenroth. Foram três dias para projetar o novo ambiente, efetuar os testes para homologação das diretrizes da SAP e a migração dos bancos de dados do antigo datacenter para o IDC. George Matias, diretor da M2, explica que cada etapa do projeto foi simulada em laboratório, nos servidores da integradora. "Todas as etapas foram cronometradas, desde a cópia em storage dos bancos de dados até a instalação dos aplicativos SAP, que só poderiam ser copiados com os bancos armazenados nos novos servidores".

O resultado do planejamento foi um ambiente estável, onde o usuário final ganhou um acréscimo de 40% de velocidade ao acessar o sistema. Esse ganho de performance é simples, explica Tertulino "Com a virtualização dos servidores, reservamos um único disco para o banco de dados de produção, que não divide recursos com sistema operacional ou o gerenciador do banco de dados". Ainda como parte do projeto, foram previstos túneis de VPN para futuras conexões externas ao aplicativo SAP, caso a empresa opte por disponibilizar o acesso à aplicação de suas obras, espalhadas em todo país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.