Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Vendas de tablets superam 1,2 milhão no Brasil, mas expansão deve se...

Vendas de tablets superam 1,2 milhão no Brasil, mas expansão deve se estabilizar

0
Publicidade

As vendas de tablets no Brasil registram crescimento significativo no mês de julho e uma ligeira queda agosto deste ano, na comparação com os mesmos meses de 2013, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 31, pela empresa de pesquisa de mercado IDC Brasil.

De acordo com a consultoria, foram vendidos no país 612 mil tablets em julho, um aumento de 17% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já em agosto, segundo o estudo da IDC intitulado “Tablets Monthly Tracker”, cerca de 642 mil aparelhos foram comercializados, o que corresponde a uma pequena queda de 3% na comparação com agosto de 2013.

Ainda segundo o levantamento, dos cerca de 1,2 milhão de tablets vendidos entre julho e agosto, 96% foram para o consumidor final e 4% para o mercado corporativo. Além disso, 96% tinham o Android, do Google, como sistema operacional.

Os números refletem o cenário do mercado mundial, em que os tablets enfrentam uma série de problemas que vêm prejudicando as vendas. O primeiro deles é a redução no ritmo de substituição de PCs por tablets, bem como dos próprios tablets, cujos ciclos de substituição devem ficar mais próximos dos PCs do que dos smartphones. E mesmo a substituição de notebooks por tablets registrou queda neste ano. Além disso, o mercado ainda está sendo impactado pela ascensão de smartphones de tela grande, mais sofisticados, muito parecidos com tablets.

Para Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, o grande momento dos tablets já passou. A tendência agora é o produto se estabelecer no mercado e não apresentar crescimento de vendas como os registrados em períodos anteriores. “Tivemos um momento em que o tablet era uma verdadeira febre, com uma enxurrada de lançamentos, alguns até de baixa qualidade o que gerou certa decepção e desconfiança para os consumidores. Muitos desistiram de uma segunda compra”, diz.

Segundo o analista da IDC Brasil, no caso específico do Brasil, “o fim da aquisição de tablets para projetos do governo e a crescente concorrência com os phablets também impactaram diretamente os números de julho e agosto”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile