Automação da TI a serviço dos negócios

0

Agilidade, assertividade e confiabilidade. Qualidades como essas estão sempre sendo buscadas pelas empresas, independentemente do tamanho ou segmento de atuação. E não é para menos, com o aumento da concorrência e da necessidade por melhores oportunidades de negócios, manter a qualidade dos serviços e produtos ofertados é uma preocupação constante dos gestores e líderes corporativos.

Diante desse desafio, cresce nas companhias do mundo todo o uso da automação de processos de TI, que consiste na melhor gestão dos recursos tecnológicos inerentes aos negócios, que pode ser de um setor ou linha de produção, por exemplo, a fim de melhorá-los e agilizar sua execução. Por meio da automação de processos, as companhias se tornam capazes de padronizar operações cotidianas, como realizar análises de dados (Big Data), definir e monitorar fluxos de trabalho (workloads) e efetuar atendimentos a clientes e usuários internos via assistentes virtuais (chatbots), tudo com precisão, facilidade, e o melhor de tudo, com a segurança de que tudo o que foi planejado será realizado.

Afinal, com a rapidez com que as mudanças estão ocorrendo nos ambientes empresariais nos dias de hoje, como as demandas da Transformação Digital, alterações do perfil dos consumidores, e exigências fiscais e trabalhistas, para citar alguns exemplos, além da corrida incessante pela redução de custos e aumento de eficiência, os gestores corporativos (CEOs, CIOs, CTOs, CFOs, entre outros tantos) estão tendo de lidar com um tsunami de informações e exercer a responsabilidade de tomar decisões cada vez mais críticas, que vão impactar todas as atividades corporativas, seja nas áreas de vendas, atendimento, finanças etc.

Com a aplicação da automação de processos, esses líderes podem desafogar as áreas de TI, que contam com cerca de 80% de atividades repetitivas, de acordo com levantamento da HDI Brasil, e assim orientar suas equipes para focar no que realmente importa: a continuidade e crescimento dos negócios.

No entanto, mesmo com todos esses benefícios, a automação de processos ainda caminha de maneira tímida no Brasil. Segundo dados do IDC, na pesquisa IT2 – Indicador de Transformação da TI, encomendado pela Dell IMC e a Intel, a média de Automação de Processos das empresas brasileiras é de 33,9 (em uma escala de 0 a 100).

Apesar desse cenário pouco animador, há luz no fim do túnel. Cresce o número de ofertas – soluções e plataformas – de automação de processos de TI, e o interesse dos líderes corporativos, especialmente dos CIOs e gerentes de TI, em modernizar, padronizar e garantir processos de TI, que embora representem um baixo valor aos negócios, precisam ser feitos ou a empresa estará exposta a riscos, como falta de compliance com políticas de segurança da informação (SI), defasagem de licenças de softwares etc.

Mas, se ainda assim a automação se mostrar uma realidade muito distante, a dica é procurar um parceiro especializado para entender as possibilidades de automatização de processos, sanar dúvidas, ajudar a planejar uma implantação segura e eficiente, e dar suporte a eventuais complicações que podem surgir. Dessa forma, o gestor não apenas garante o pleno funcionamento de seus processos de TI, como simplifica a gestão do ambiente tecnológico ao passar essa responsabilidade para quem realmente entende dos desafios da automação. Por isso, fique atento às demandas da sua companhia, para não perder a oportunidade de acelerar a execução de processos e aumentar a produtividade da sua empresa.

Luis Carlos Nacif, fundador e presidente da Microcity.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.