Brandili amplia expedição de mercadorias automatizada

0

Com estrutura de estocagem e atendimento automatizado, a Brandili é pioneira no setor têxtil com a primeira expedição robotizada da América Latina. Com isso, o processo de estocagem, separação e expedição ganhou mais segurança, agilidade e capacidade de estoque vertical, ocupando menos espaço físico e dando maior capacidade de tráfego para as caixas de armazenamento.

Agora, a empresa amplia o setor com a aquisição de um quarto robô. O investimento foi de R$ 5 milhões, que se soma aos cerca de R$ 20 milhões investidos nas primeiras etapas do sistema, que começou a ser implantado há quatro anos. Com a aquisição do quarto robô haverá um aumento de 30% na capacidade de atendimento de pedidos e de estocagem da área de Expedição.

"Antes da automação, a produtividade média de separação tradicional e manual era de 300 peças por operador/hora. Nas primeiras etapas de implantação do novo sistema, que contou com três robôs e foi concluída em julho de 2016, houve um expressivo ganho de produtividade com 1,5 mil peças separadas por hora/operador e estoque de 21 mil caixas verticalizadas. Agora a previsão é de 2 mil peças separadas por hora/operador e estoque de 29 mil caixas", comenta Jonas Rahn, supervisor de Expedição da Brandili.

A área total da expedição conta com cerca de quatro mil metros quadrados. Para a montagem do quarto robô foram envolvidos aproximadamente 25 profissionais, entre colaboradores e terceiros. Desde a compra até o start (operação) do robô, são cerca de 12 a 14 meses. A partir da segunda quinzena de outubro ele já passa a funcionar dentro do setor. "A etapa mais longa do processo é a fabricação do robô, pois o mesmo é customizado para atender as necessidades da Brandili. Já a montagem se divide basicamente em três etapas: montagem da estanteria, espaço onde as caixas serão armazenadas (estoque vertical); montagem dos trilhos e robô; programação e configuração do software do robô para se adequar aos processos da nossa expedição", explica Rodrigo Raphaeli, coordenador da equipe de Manutenção Elétrica da Brandili.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.