VW e Mobileye se associam para lançar serviço de táxi autônomo

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A Mobileye, empresa da Intel,  se associou à gigante automobilística alemã Volkswagen (VW) para lançar um serviço de táxi completamente autônomo e elétrico em Israel no ano que vem, segundo The Verge. A previsão é que o serviço começará com algumas dezenas de veículos no início do próximo ano e terá centenas de táxis disponíveis em todo o país até 2022.

A VW fornecerá os veículos elétricos (EVs) para a Mobileye, que então os equipará com tecnologias autônomas. A partir daí, as empresas passarão os carros para a Champion Motors, uma montadora israelense, que administrará a frota.

A terceirização do desenvolvimento de tecnologia de autogestão para a Mobileye ajudará a VW a evitar os altos custos de P & D necessários para construir tecnologias de autoconversão. Desenvolver tecnologias de autopropulsão é incrivelmente caro – a Ford, por exemplo, destinou US $ 4 bilhões nos próximos cinco anos para o desenvolvimento de veículos autônomos (AV) e a consultoria Alix Partners projeta que até 2023 as montadoras globais gastarão US $ 61 bilhões para construir veículos autônomos.

Simplesmente construindo veículos elétricos e entregando-os aos seus parceiros, a VW contorna esses enormes custos, enquanto ainda lucra com o mercado de AV por meio de vendas de veículos. Outras montadoras também adotaram essa estratégia – a Fiat-Chrysler, por exemplo, fornece minivans para o Alphabet's Waymo, que por sua vez equipará esses carros com sua pilha de tecnologia AV e os implementa em sua rede de carona no Arizona; A Volvo também planeja se envolver em um acordo semelhante com a Uber.

Esta estratégia é um desvio da abordagem verticalmente integrada, favorecida por outras montadoras, como Ford e GM. Ambas as montadoras norte-americanas fizeram várias aquisições nos últimos anos para incorporar seu desenvolvimento de AV – depois de comprar participações majoritárias nas empresas de tecnologia de antivírus Cruise e Argo.ai, respectivamente, GM e Ford compraram as startups LiDAR no ano passado.

E ambas as empresas planejam operar seus próprios serviços de mobilidade, seja para entrega ou para fins de passeio. Para a Ford e a GM, essa abordagem permite que eles sejam proprietários de toda a pilha de tecnologia, mas, mais importante ainda, da experiência do cliente, algo que a VW, a Volvo e a Fiat-Chrysler parecem felizes em transmitir aos seus parceiros.

Ainda não está claro se uma abordagem é superior à outra. O espaço autodirecional dos táxis ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, e os recentes tropeços dos principais players AV sugerem que pode demorar um pouco até que os AVs possam operar em grande escala. Como resultado, teremos que nos sentar por pelo menos alguns anos antes de sabermos qual grupo está certo.

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