Startup Neurobots vence Empreenda Saúde 2019

0
0

A fundação everis anunciou nesta quarta-feira, 30, a Neurobots, como a vencedora do V Prêmio Empreenda Saúde, pelo projeto de desenvolvimento de um exoesqueleto controlado pelo cérebro capaz de recuperar pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) e que não conseguem mais evoluir a partir de técnicas convencionais.

Na premiação, criada para  promover o empreendedorismo na área de saúde em diferentes esferas da sociedade e apoiada pelo InovaHC, movimento que objetiva incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), bem como de dois núcleos de inovação associados, InovaInCor e CITIC, a Neurobots se destacou entre seis finalistas, selecionadas de um total de 170 projetos participantes de todo o Brasil.

O exoesqueleto, criado pela Neurobots, propicia uma prática mental, na qual o paciente se imagina como se estivesse movendo sua mão afetada, mesmo que não consiga movimentá-la. Desta forma, o sistema identifica o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto que fecha e abre sua mão novamente para a execução de exercícios. A startup comprovou que ao realizar este exercício por 40 minutos durante duas semanas é possível alterar as conexões neurais de forma permanente, estruturando uma nova via neural, que auxilia na recuperação da mão.

A Neurobots foi escolhida por um comitê composto por membros renomados das áreas de ensino, pesquisa e inovação, e de empresários das mais diversas esferas da saúde no País. O júri avaliou os 170 projetos em três categorias:

• Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;

• Orientação direta ao paciente – que inclua no ciclo de prevenção tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;

• Impacto na rede de saúde – projetos com focado na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.

A startup receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil, além de orientação profissional especializada da everis. Além disso, a startup representará o Brasil na everis Talent Week, na Espanha, entre os dias 26 e 28 de novembro, evento no qual será anunciado o vencedor global do Prêmio da fundação everis, que cobrirá as despesas de viagem de um representante da Neurobots.

Deixe seu comentário