Startup Neurobots vence Empreenda Saúde 2019

0

A fundação everis anunciou nesta quarta-feira, 30, a Neurobots, como a vencedora do V Prêmio Empreenda Saúde, pelo projeto de desenvolvimento de um exoesqueleto controlado pelo cérebro capaz de recuperar pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVC) e que não conseguem mais evoluir a partir de técnicas convencionais.

Na premiação, criada para  promover o empreendedorismo na área de saúde em diferentes esferas da sociedade e apoiada pelo InovaHC, movimento que objetiva incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), bem como de dois núcleos de inovação associados, InovaInCor e CITIC, a Neurobots se destacou entre seis finalistas, selecionadas de um total de 170 projetos participantes de todo o Brasil.

O exoesqueleto, criado pela Neurobots, propicia uma prática mental, na qual o paciente se imagina como se estivesse movendo sua mão afetada, mesmo que não consiga movimentá-la. Desta forma, o sistema identifica o padrão cerebral e ativa o exoesqueleto que fecha e abre sua mão novamente para a execução de exercícios. A startup comprovou que ao realizar este exercício por 40 minutos durante duas semanas é possível alterar as conexões neurais de forma permanente, estruturando uma nova via neural, que auxilia na recuperação da mão.

A Neurobots foi escolhida por um comitê composto por membros renomados das áreas de ensino, pesquisa e inovação, e de empresários das mais diversas esferas da saúde no País. O júri avaliou os 170 projetos em três categorias:

• Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;

• Orientação direta ao paciente – que inclua no ciclo de prevenção tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;

• Impacto na rede de saúde – projetos com focado na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.

A startup receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil, além de orientação profissional especializada da everis. Além disso, a startup representará o Brasil na everis Talent Week, na Espanha, entre os dias 26 e 28 de novembro, evento no qual será anunciado o vencedor global do Prêmio da fundação everis, que cobrirá as despesas de viagem de um representante da Neurobots.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.