A Open IA lançou nesta quinta-feira, 31, quinta-feira o ChatGPT Search, uma evolução do protótipo SearchGPT que estava em desenvolvimento. Integrado à plataforma ChatGPT da OpenAI , o ChatGPT Search foi projetado para dar “respostas oportunas” a perguntas, diz a empresa, extraindo de uma variedade de fontes online.
Alimentado por uma versão aprimorada do modelo GPT-4o da OpenAI , o ChatGPT Search fornece informações e fotos da web — como resultados esportivos, notícias, cotações de ações e muito mais — juntamente com links para fontes relevantes, onde você pode fazer perguntas complementares para refinar uma pesquisa em andamento.
O ChatGPT escolherá pesquisar na web com base no que você perguntar, ou você pode escolher pesquisar manualmente clicando no novo ícone de pesquisa na web.
As respostas têm atribuição em linha e na barra lateral para editores de notícias e outras fontes de dados com as quais a OpenAI tem acordos de licenciamento. Por exemplo, uma busca por eventos de fim de semana em São Francisco pode gerar um resumo originado de sites de notícias locais, enquanto uma pergunta de acompanhamento sobre sugestões de restaurantes mostrará uma lista de opções locais.
Consultas relacionadas aos resultados eleitorais serão direcionadas a fontes como AP e Reuters, diz a OpenAI.
Usuários do ChatGPT Plus e Team terão acesso ao ChatGPT Search no celular e na web para começar, enquanto os clientes empresariais e educacionais da OpenAI receberão o ChatGPT Search nas próximas semanas, seguidos pelos usuários gratuitos.
A OpenAI também lançou uma extensão de navegador para tornar o ChatGPT Search o mecanismo de busca padrão no Chrome. Ela diz também que planeja continuar melhorando a pesquisa, particularmente em áreas como compras e viagens, e alavancar seus modelos de “raciocínio” o1 para “pesquisas mais profundas”. A empresa também planeja levar a Pesquisa ChatGPT para seu recurso Modo de Voz Avançado, bem como para usuários desconectados do ChatGPT.