Para CGU, Telebras investiu pouco na relação com os prestadores de Internet

0

A Auditoria Anual de Contas mostra que a participação da Telebras no mercado de provedores Internet regionais carece de melhorias, uma vez que a maior parte dos investimentos da estatal se concentraram no satélite geoestacionário. A conclusão tem base nos dados de 2017, feita pela Controladoria Geral da União, para julgamento posterior pelo Tribunal de Contas da União com relação à prestação de contas dos órgãos e entidades federais na governança pública.

O relatório também aponta que que a presença física da Telebras tem potencial para interiorizar mais o acesso à Internet no Brasil, gerando a possibilidade de que provedores regionais possam ofertar seus serviços em municípios ao longo da rede disponibilizada pela estatal, sendo necessário para isso o investimento em infraestrutura de backhaul para permitir a interligação dos provedores regionais, mas essa possibilidade não foi devidamente explorada pela estatal como pode ser visto pelo baixo percentual de participação junto a provedores regionais, discutido anteriormente, e pela escassa capilaridade de municípios com disponibilidade de comercialização de acesso. projeto estratégico SGDC.

A Controladoria Geral da União identificou ainda outros pontos a serem tratados como "dificuldades de geração de resultados positivos com o projeto SGDC, associadas à ausência de um direcionamento estratégico da Telebras, haja vista a não efetivação do seu planejamento de longo prazo.

Segundo ainda os auditores, "esse cenário é potencializado por fragilidades na gestão da força de trabalho relativas à contratação de empregados na modalidade ad nutum; falhas no processo de gestão de depósitos judiciais; vulnerabilidades de segurança da informação em soluções corporativas da Telebras; e escassez de informações em notas explicativas das demonstrações contábeis".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.