Celulares lideram ranking de reclamações do Procon-SP em 2013

0

Os telefones celulares estão entre os principais produtos de consumo com o maior número de reclamações no Procon-SP no ano passado. Os aparelhos, juntamente com computadores, produtos de informática, televisores e eletrodomésticos, foram responsáveis por 30% das 31.087 queixas apresentadas em 2013.

As reclamações envolvem problemas relacionados à entrega dos produtos (não entrega, entrega em desacordo com a oferta ou com o contratado) e defeitos de qualidade que não foram solucionados em fase preliminar, gerando a abertura de reclamação, para os fornecedores responsáveis do comércio (varejo convencional e online) e fabricantes.

Segundo o órgão, o aparelho celular ainda apresenta padrão de qualidade insatisfatório, com falhas de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado de pós-venda e com alegações frequentes e injustificadas de mau uso. Ainda de acordo com o Procon, preço e qualidade não são mais os únicos diferenciais na escolha do consumidor na hora da compra, que tende a considerar cada vez mais a qualidade dos serviços que acompanham a venda de um produto, como, entrega, assistência remota, help desk, serviços de atendimento ao consumidor e etc.

O ranking mostra que a Samsung apresentou 72 reclamações e o maior índice de solução (94%), enquanto a Motorola e a Nokia se destacaram, respectivamente, pelo número de reclamações (449 e 239) e baixo índice de atendimento (60% e 35%). Já a Sony Mobile foi a fabricante que apresentou o menor índice de solução (24%). Com relação aos produtos de informática, o Grupo Lenovo CCE lidera o ranking de reclamações com 170 queixas e 77% de solução das mesmas.

Confira a lista completa abaixo (clique para ampliar a imagem):

ranking_produtos_2014

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.