Chinesa Xiaomi anuncia que vai comprar cerca de 1,5 mil patentes da Microsoft

0

A Xiaomi vai adquirir cerca de 1,5 mil patentes da Microsoft para fazer frente ao aumento de custos em decorrência da expansão do mercado de smartphones na China e também no exterior. O acordo é parte da estratégia da fabricante chinesa de celulares de montar também um amplo catálogo de propriedade intelectual para poder vender seus dispositivos além dos mercados emergentes. A meta da empresa é comercializar seus aparelhos nos Estados Unidos.

Para a Microsoft, o acordo incrementa o recebimento de royalties nos próximos anos de fabricantes de eletrônicos que usam o sistema operacional Android, do Google, que, segundo ela, utiliza algumas de suas tecnologias. O negócio entre as duas empresas é resultado da visita que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, faz a Pequim. Um porta-voz da companhia disse ao The Wall Street Journal que Nadella está na capital chinesa como parte de uma viagem na qual pretende visitar desenvolvedores em toda a Ásia.

A Microsoft está sendo investigada pela Administração Estatal de Indústria e Comércio (AEIC) da China por sua política de bundling e à verificação de código para o sistema operacional Windows, utilizado na grande maioria dos computadores no país, e seu pacote de programas Office. O porta-voz se recusou a dizer se Nadella se reunirá com representantes de órgãos reguladores durante sua visita.

Com sede em Pequim, a Xiaomi saltou para o topo do mercado de smartphones na China em 2014, com uma estratégia de venda online enxuta, que a ajudou a manter os custos baixos. Entretanto, nos últimos tempos ela vem gradualmente aumentando os gastos com licenciamento de patentes, principalmente em um momento de desaceleração das vendas e com o mercado de telefonia doméstica saturado.

A Xiaomi ainda não tem um cronograma para o início das vendas de seus smartphones nos EUA. "Mas com certeza não será neste ano", adiantou Hugo Barra, vice-presidente internacional da companhia, em uma entrevista na terça-feira,31. Rcentemente, ela trouxe alguns produtos para os EUA, incluindo um set-top box de TV baseado no Android. "Estamos tomando as medidas necessárias para lançamento de nossa operação nos EUA, mas no momento o foco permanece na Índia", disse.

A Xiaomi entrou no mercado indiano no ano passado, mas sua escala ainda é relativamente pequena, e não figurava entre os cinco maiores fabricantes de smartphones na Índia no primeiro trimestre, segundo a IDC.

Barra diz que a empresa suspendeu temporariamente o lançamento de novos produtos no Brasil devido às incertezas na política "A empresa também decidiu levar as suas equipes de marketing internacional de volta para Pequim", disse ele.

A empresa chinesa, cujo nome significa "arrozinho" em chinês, vai comprar as patentes da Microsoft por uma quantia não revelada, disse Wang Xiang, vice-presidente sênior de cooperação estratégica da Xiaomi, em uma entrevista. Ela também assinou um acordo de licenciamento cruzado com a empresa, semelhante ao firmado um ano atrás por grandes marcas globais de eletroeletrônicos como a Samsung e Dell. Como parte do acordo, Xiaomi irá pré-configurar o Office e Skype, aplicativo de vídeo-chat da Microsoft, em alguns de seus dispositivos, incluindo o Mi Max, Redmi Note 3 e Mi 4S.

A Microsoft detém mais de 60 mil patentes, de modo que a venda para a Xiaomi representa uma pequena parte do seu portfólio, disse Jennifer Crider, porta-voz do departamento jurídico da Microsoft. "Fazemos isso periodicamente", disse ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.