Associação vai gerir moeda eletrônica do Facebook na Suíça

0

O token digital da Libra será gerenciado e desenvolvido pela Libra Association, uma fundação sem fins lucrativos sediada em Genebra. Para começar, a Libra pretende atingir "1,7 bilhão de pessoas de países em desenvolvimento, que hoje estão à margem das finanças", disse o chefe de política e comunicação da associação, Dante Disparte, para o site swissinfo.ch.

O objetivo inicial é permitir que as pessoas enviem suas remessas o mais rápido possível, da mesma forma que uma mensagem digital, "a um custo bem baixo ou o mais próximo possível de zero".

"É o fluxo de caixa mais importante do planeta, estimado em US$ 715 bilhões este ano", disse Disparte. "Hoje há uma taxa de transação de US$ 50 bilhões no meio desse fluxo de caixa. Um projeto como este daria teoricamente esses 50 bilhões de dólares de volta para os consumidores, e é claro que os países emergentes e em desenvolvimento estão pagando a maior parte dessas taxas."

Ele acredita que a Libra também poderia facilitar o pagamento de um café ou o pagamento de contas nas economias desenvolvidas. "Quando você pensa em como funcionam os serviços bancários e financeiros, é a morte em picadinhos. No segundo em que você sai da sua própria rede, você começa a entrar num reino de taxas", disse.

Regulação

E tudo isso sem cair nas garras das agências reguladoras. "Você tem uma rastreabilidade muito maior para potenciais fraudes e atividades criminosas em um blockchain do que em um sistema financeiro tradicional. Isso é bom para as agências reguladoras, para o combate à lavagem de dinheiro, controles de capital e gerenciamento de risco do sistema financeiro", diz Disparte.

"Isso não funcionaria sem uma sacrossanta segurança financeira e compromisso com a privacidade. Ninguém gostaria que suas mídias sociais e dados pessoais fossem mesclados com pagamentos financeiros", acrescenta.

Mas nem todos estão tão convencidos de que a Libra será uma força totalmente voltada para o bem. "O Facebook tem tido enorme sucesso em ganhar dinheiro acumulando dados de pessoas e depois vendendo-os", diz Bernard Lunn, consultor de finanças digitais com sede na Suíça e fundador da plataforma online Daily Fintech. "É difícil vê-los mudando completamente de atitude."

A Libra Association se uniu a 28 "membros fundadores", incluindo Visa, Uber e ONGs, que desempenharão um papel de governança na criptomoeda e em transações coletivas. A Libra quer que esse número suba para 100 quando o token for lançado no próximo ano e, em seguida, planeja descentralizar o sistema ainda mais, permitindo que mais pessoas influenciem no processamento de pagamentos.

A descentralização é um ponto crucial para aqueles que desejam democratizar as finanças. Quanto menor o grupo de pessoas que controla o sistema, maior o risco de bloquearem transações injustamente, excluindo ou expulsando pessoas ou acrescentando taxas. Observadores, como Lunn, se perguntam até que ponto o Facebook e seus parceiros corporativos permitirão o progresso da descentralização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.